00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A formação superior em uma estrutura de rede de cooperação: curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): The Higher education in a cooperation net structure: the course in Medicine in Federal University in Alagoas
Autor(es): Ribeiro, Carmen Eurydice Calheiros Gomes
Primeiro Orientador: Tavares, Maria das Graças Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Santa Rita, Luciana Peixoto
metadata.dc.contributor.referee2: Vilela, Rosana Quintella de Brandão
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Alfredo Macedo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a formação superior em uma estrutura de rede de cooperação através de um estudo de caso: a formação superior em uma estrutura de rede de cooperação: o Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando instrumentos metodológicos da pesquisa exploratória descritiva, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Discute as teorias sistêmicas, pensamento complexo e processo de aprendizagem. Resgata historicamente a política de saúde pública no Brasil a partir da Constituição de 1988. Analisa a relação do Curso de Medicina da UFAL e seus Projetos Pedagógicos com o Sistema Único de Saúde. Investiga como ocorre o processo de troca entre as instituições de serviços e a Faculdade de Medicina da UFAL. Identifica as técnicas utilizadas para a viabilização das trocas de experiência entre as instituições. Concluí que houve interações entre as instituições de serviços da área de saúde e a Faculdade de Medicina que impactaram o currículo do Curso de Medicina em implementação e que as instituições organizadas em rede de cooperação favorecem o aprendizado coletivo de seus integrantes, possibilitando novas alternativas de respostas às necessidades sociais além de contraporem-se fortemente ao processo de exclusão social, própria do modelo capitalista neoliberal.
Abstract: This work has the purpose to do research on the higher education, in a cooperation net structure through a case study – The higher education in a cooperation net structure: the Course in Medicine in Federal University in Alagoas. It is specified as a qualitative research, using methodical instruments of the exploring describing research, documental research, bibliographic research and case study. This work argues the systemic theories, complex thinking and learning process. It recovers historically the Politics of Public Health in Brazil from 1988 Constitution. It analyzes the relation among the Course in Medicine in UFAL and its Educational Projects with the Public Health System. It does research on exchange process among the service institutions and University of Medicine in UFAL. It indentifies the methods which are used to Exchange the experiences among the institutions It concludes there was interaction among the service institutions in health area in University of Medicine, which caused some impact in the resumé in the Course in medicine, in introducing, and the organized institutions in cooperation net favor the collective learning of their people, creating new possibilities to answer the social necessities and argue against the social excluding process, from neoliberal capitalism.
Palavras-chave: Educação superior
Universidade Federal de Alagoas - Curso de Medicina
Organização em rede
Políticas públicas
Higher education
Federal University of Alagoas - Medicine Course
Network organization
Public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RIBEIRO, Carmen Eurydice Calheiros Gomes. A formação superior em uma estrutura de rede de cooperação: curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15765
Data do documento: 14-dez-2009
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