00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tavares, Maria das Graças Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8199281307739063pt_BR
dc.contributor.referee1Santa Rita, Luciana Peixoto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511112631138534pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Rosana Quintella de Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4657527752217406pt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Alfredo Macedo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9556013338525128pt_BR
dc.creatorRibeiro, Carmen Eurydice Calheiros Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352842355605000pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-17T16:38:23Z-
dc.date.available2025-03-17-
dc.date.available2025-03-17T16:38:23Z-
dc.date.issued2009-12-14-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Carmen Eurydice Calheiros Gomes. A formação superior em uma estrutura de rede de cooperação: curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15765-
dc.description.abstractThis work has the purpose to do research on the higher education, in a cooperation net structure through a case study – The higher education in a cooperation net structure: the Course in Medicine in Federal University in Alagoas. It is specified as a qualitative research, using methodical instruments of the exploring describing research, documental research, bibliographic research and case study. This work argues the systemic theories, complex thinking and learning process. It recovers historically the Politics of Public Health in Brazil from 1988 Constitution. It analyzes the relation among the Course in Medicine in UFAL and its Educational Projects with the Public Health System. It does research on exchange process among the service institutions and University of Medicine in UFAL. It indentifies the methods which are used to Exchange the experiences among the institutions It concludes there was interaction among the service institutions in health area in University of Medicine, which caused some impact in the resumé in the Course in medicine, in introducing, and the organized institutions in cooperation net favor the collective learning of their people, creating new possibilities to answer the social necessities and argue against the social excluding process, from neoliberal capitalism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - Curso de Medicinapt_BR
dc.subjectOrganização em redept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectFederal University of Alagoas - Medicine Coursept_BR
dc.subjectNetwork organizationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação superior em uma estrutura de rede de cooperação: curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeThe Higher education in a cooperation net structure: the course in Medicine in Federal University in Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar a formação superior em uma estrutura de rede de cooperação através de um estudo de caso: a formação superior em uma estrutura de rede de cooperação: o Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, utilizando instrumentos metodológicos da pesquisa exploratória descritiva, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Discute as teorias sistêmicas, pensamento complexo e processo de aprendizagem. Resgata historicamente a política de saúde pública no Brasil a partir da Constituição de 1988. Analisa a relação do Curso de Medicina da UFAL e seus Projetos Pedagógicos com o Sistema Único de Saúde. Investiga como ocorre o processo de troca entre as instituições de serviços e a Faculdade de Medicina da UFAL. Identifica as técnicas utilizadas para a viabilização das trocas de experiência entre as instituições. Concluí que houve interações entre as instituições de serviços da área de saúde e a Faculdade de Medicina que impactaram o currículo do Curso de Medicina em implementação e que as instituições organizadas em rede de cooperação favorecem o aprendizado coletivo de seus integrantes, possibilitando novas alternativas de respostas às necessidades sociais além de contraporem-se fortemente ao processo de exclusão social, própria do modelo capitalista neoliberal.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.