Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15748
Tipo: | Dissertação |
Título: | A política de formação continuada dos professores das séries iniciais do Ensino fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas: um estudo de caso |
Autor(es): | Cavalcante, Yara de Almeida |
Primeiro Orientador: | Melo, Adriana Almeida Sales de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Verçosa, Élcio de Gusmão |
metadata.dc.contributor.referee2: | Kulok, Maísa Gomes Brandão |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lima, Walter Matias |
Resumo: | Esta pesquisa, de caráter qualitativo, é um estudo de caso sobre a política de oferta de aperfeiçoamento permanente aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental das unidades escolares que funcionam num complexo educacional pertencente à Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas. O trabalho em pauta, que investigou em profundidade os problemas evidenciados na prática docente desses professores, comprova que as suas necessidades específicas, no que toca ao aperfeiçoamento permanente – “formação continuada” – não estão sendo atendidas adequadamente por essa rede de ensino, impedindo-os de melhorar o seu desempenho em direção à diminuição dos índices de abandono e evasão escolar. Deste modo, através das conclusões da pesquisa em pauta, há implícito um chamamento para que a referida rede de ensino realize os ajustes necessários a que o professor possa cumprir o seu papel catalisador e mediador de mudanças sociais, no âmbito da escola. |
Abstract: | RÉSUMEN - Esta pesquisa, de carácter cualitativo, es un estudio de caso sobre la política de oferta de perfeccionamiento permanente a los profesores de las series iniciales de la Enseñanza Fundamental de las unidades escolares que funcionan en un complejo educacional perteneciente a la Red Pública Estadual de Enseñanza de Alagoas. El trabajo en pauta, que investigó en profundidad los problemas evidenciados en la práctica docente de esos profesores, comprueba que las necesidades específicas de esos profesores, en lo que se dice respecto a su perfeccionamiento permanente –“formación continuada” no están siendo atendidas adecuadamente por esa red de enseñanza, impidiéndoles de mejorar su desarrollo cuanto a la baja de los índices de abandono y evasión escolar. De este modo, a través de las conclusiones de la pesquisa en cuestión, hay, implícito, un llamado para que la referida red de enseñanza realice los ajustes necesarios para que el profesor pueda cumplir su papel de catalizador y mediador de cambios sociales, en el ámbito de la escuela. |
Palavras-chave: | Formação continuada Professores – Formação Escolas públicas - Alagoas Ensino fundamental Educación continua Profesores – Formación Escuelas públicas - Alagoas Educación elemental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | CAVALCANTE, Yara de Almeida. A política de formação continuada dos professores das séries iniciais do Ensino fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas: um estudo de caso. 2025. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15748 |
Data do documento: | 2006 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A política de formação continuada dos professores das séries iniciais do Ensino fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas um estudo de caso.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.