00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571440852975071pt_BR
dc.contributor.referee1Verçosa, Élcio de Gusmão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788477290200059pt_BR
dc.contributor.referee2Kulok, Maísa Gomes Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348252267620047pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.creatorCavalcante, Yara de Almeida-
dc.creator.Lattesxxxxxxpt_BR
dc.date.accessioned2025-03-14T21:03:01Z-
dc.date.available2025-03-14-
dc.date.available2025-03-14T21:03:01Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Yara de Almeida. A política de formação continuada dos professores das séries iniciais do Ensino fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas: um estudo de caso. 2025. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15748-
dc.description.abstractRÉSUMEN - Esta pesquisa, de carácter cualitativo, es un estudio de caso sobre la política de oferta de perfeccionamiento permanente a los profesores de las series iniciales de la Enseñanza Fundamental de las unidades escolares que funcionan en un complejo educacional perteneciente a la Red Pública Estadual de Enseñanza de Alagoas. El trabajo en pauta, que investigó en profundidad los problemas evidenciados en la práctica docente de esos profesores, comprueba que las necesidades específicas de esos profesores, en lo que se dice respecto a su perfeccionamiento permanente –“formación continuada” no están siendo atendidas adecuadamente por esa red de enseñanza, impidiéndoles de mejorar su desarrollo cuanto a la baja de los índices de abandono y evasión escolar. De este modo, a través de las conclusiones de la pesquisa en cuestión, hay, implícito, un llamado para que la referida red de enseñanza realice los ajustes necesarios para que el profesor pueda cumplir su papel de catalizador y mediador de cambios sociales, en el ámbito de la escuela.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Alagoaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducación continuapt_BR
dc.subjectProfesores – Formaciónpt_BR
dc.subjectEscuelas públicas - Alagoaspt_BR
dc.subjectEducación elementalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA política de formação continuada dos professores das séries iniciais do Ensino fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de caráter qualitativo, é um estudo de caso sobre a política de oferta de aperfeiçoamento permanente aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental das unidades escolares que funcionam num complexo educacional pertencente à Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas. O trabalho em pauta, que investigou em profundidade os problemas evidenciados na prática docente desses professores, comprova que as suas necessidades específicas, no que toca ao aperfeiçoamento permanente – “formação continuada” – não estão sendo atendidas adequadamente por essa rede de ensino, impedindo-os de melhorar o seu desempenho em direção à diminuição dos índices de abandono e evasão escolar. Deste modo, através das conclusões da pesquisa em pauta, há implícito um chamamento para que a referida rede de ensino realize os ajustes necessários a que o professor possa cumprir o seu papel catalisador e mediador de mudanças sociais, no âmbito da escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.