00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756972365624957pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Pedro Paulo Viana-
dc.contributor.referee2Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.creatorMarques, Niquezia Rocha-
dc.date.accessioned2025-03-07T18:37:12Z-
dc.date.available2025-03-06-
dc.date.available2025-03-07T18:37:12Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.citationMARQUES, Niquezia Rocha. Aprendizagem de crianças surdas e a música: caminhos possíveis. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15679-
dc.description.abstractnão tempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAprendizagem de crianças surdas e a música: caminhos possíveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA inclusão gera interesse de pesquisadores e professores da educação básica em vários aspectos. Por se tratar de uma tarefa desafiadora, os educadores podem utilizar a música como ferramenta para garantir a aprendizagem de crianças surdas. Assim, surgiu a seguinte inquietação: Como a música pode ser utilizada em sala de aula para facilitar o aprendizado de crianças surdas? O objetivo dessa pesquisa foi descrever e analisar a produção científica de 2013 a 2023 sobre a utilização da música na aprendizagem de crianças surdas. O método utilizado foi a análise bibliográfica em teses, dissertações e monografias de pós-graduação provenientes de programas de pós-graduações brasileiros. Foi apontada a falta de formação de professores para atuar com o público diverso e a identificação de pontos convergentes entre os estudos, como a interação, a comunicação, a psicomotricidade, a linguagem e os efeitos positivos da música sobre a socialização das crianças.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem de crianças surdas e a música caminhos possíveis.pdf365.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.