00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15675
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Analisando o processo de aprendizado de leitura e escrita da Libras por meio do sistema signwriting, por alunos do curso de Letras-Libras: Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Analyzing the learning process of reading and writing Libras through the signwriting system, by students of the Letras-Libras course: Bachelor's degree at the Federal University of Alagoas
Autor(es): Silva, Alice Noia da
Santos, Letícia Alanna da Silva
Primeiro Orientador: Teixeira, Radjalma da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Edineide dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Nágib José Mendes dos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões a respeito do processo de aprendizado de leitura e escrita da Libras por meio do sistema SignWriting, por 17 alunos do curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Alagoas, que cursaram, nos semestres letivos 2022.1 e 2022.2, as disciplinas Escrita de Sinais 1 e escrita de Sinais 2, ofertadas no 4º e 5° períodos respectivamente, e cada uma com carga horária de 72 horas. A pesquisa foca em três aspectos da escrita: setas básicas de movimento, orientação da palma da mão – plano parede e plano chão, e configuração de mão, e faz uma comparação com registros de sinais coletados na plataforma SignPuddle. Consideramos aqui a carga horária total dessas disciplinas juntas versus a complexidade do sistema SignWriting, destacando o parâmetro Movimento como um dos aspectos mais dinâmicos e complexos na escrita de seus grafemas. Destacamos a necessidade de continuidade e aprofundamento dessa investigação, com novas perspectivas e ferramentas analíticas disponíveis.
Abstract: The present work aims to present reflections regarding the process of learning to read and write Libras through the SignWriting system, by students of the Libras Libras course at the Federal University of Alagoas, who took the Signs 1 writing and writing of Signs 2. The research focuses on three aspects of writing: basic movement arrows, palm orientation – wall plane and floor plane, and hand configuration, and makes a comparison with sign records collected on the SignPuddle platform. Here we consider the total workload of these subjects together versus the complexity of the SignWriting system, highlighting the Movement parameter as one of the most dynamic and complex aspects in writing its graphemes. We highlight the need to continue and deepen this investigation, with new perspectives and analytical tools available.
Palavras-chave: Leitura e escrita – Aprendizado
Libras – Aprendizado
Sistema SignWriting
Escrita de sinais
Santos, Letícia Alanna da Silva
Reading and writing – Learning
Libras – Learning
SignWriting System
Sign writing
Santos, Letícia Alanna da Silva
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Libras) - Licenciatura
Citação: SILVA, Alice Noia da; SANTOS, Letícia Alanna da Silva. Analisando o processo de aprendizado de leitura e escrita da Libras por meio do sistema signwriting, por alunos do curso de Letras-Libras: Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. 27 f. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15675
Data do documento: 23-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.