00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: Viés de enquadramento no setor público: evidências sobre a avaliação das informações de desempenho por parte dos servidores na Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Lima, Lyzandra Marthyelly Cavalcante
Primeiro Orientador: Prazeres, Rodrigo Vicente dos
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Daiane Pias
metadata.dc.contributor.referee2: Macêdo, Alvaro Fabiano Pereira de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Polyandra Zampiere Pessoa da
Resumo: O viés de enquadramento está embasado na ciência comportamental e lida com os desvios cognitivos diante das escolhas racionais dos indivíduos. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a influência do viés de enquadramento sobre o processo de avaliação de informações de desempenho por parte dos servidores públicos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), para identificar como a apresentação de informações impacta nas escolhas e nas estratégias institucionais sob a perspectiva da teoria dos prospectos. A pesquisa utilizou um design experimental com a aplicação de um questionário para analisar se os servidores manifestavam o viés de enquadramento ao julgarem cenários hipotéticos com valências positivas e negativas. Por meio da análise dos resultados, pôde-se constatar que, os indivíduos, de maneira geral apresentaram maior suscetibilidade ao viés de enquadramento, baseados no efeito certeza, principalmente nos cenários positivos. Através deste estudo, buscou-se fomentar a discussão acadêmica sobre a possibilidade de ajudar profissionais a evitar a suscetibilidade ao viés de enquadramento. Além de incentivar os servidores a repensar seus processos de tomada de decisão na administração pública, levando em conta a racionalidade limitada dos indivíduos e a suscetibilidade aos desvios nos julgamentos.
Abstract: The framing bias is based on behavioral science and deals with cognitive deviations in the face of individuals rational choices. Thus, this study aims to analyze the influence of framing bias on the process of evaluating performance information by public servants at the Federal University of Alagoas (UFAL), seeking to identify how the presentation of information impacts institutional choices and strategies from the perspective of Prospect Theory. The research utilized an experimental design with the application of a questionnaire to verify if the servants exhibited framing bias when judging hypothetical scenarios with positive and negative valences. Through the analysis of the results, it was found that individuals, in general, showed greater susceptibility to framing bias, based on the certainty effect, especially in positive scenarios. Through this study, we sought to encourage academic discussion about the possibility of helping professionals avoid susceptibility to framing bias. In addition to encouraging civil servants to rethink their decision-making processes in public administration, taking into account the limited rationality of individuals and susceptibility to deviations in judgments decision-making.
Palavras-chave: Tomada de decisão
Desempenho - Avaliação
Viés de enquadramento
Framing bias
Decision making
Performance information
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: LIMA, Lyzandra Marthyelly Cavalcante. Viés de enquadramento no setor público: evidências sobre a avaliação das informações de desempenho por parte dos servidores na Universidade Federal de Alagoas. 2025. 94 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. [Acompanha 1 Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15643
Data do documento: 18-jun-2024
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