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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15602
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação de professores: um treino informatizado em comunicação alternativa para professores da rede pública de ensino de Maceió |
Autor(es): | Farias, Shayane Rosy do Carmo |
Primeiro Orientador: | Marques, Leonardo Brandão |
Segundo Orientador: | Silveira, Marcelo V. |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Daniela Mendonça |
metadata.dc.contributor.referee2: | Givigi, Rosana Carla do Nascimento |
Resumo: | Dialogar sobre Educação Especial no Brasil ainda é bastante delicado, especialmente quando se trata de inclusão escolar. São inúmeras as discussões que perpassam pela legislação, teorias e práticas, além de muitos debates e perspectivas que giram em torno do processo de incluir estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A presente pesquisa teve como objetivo apresentar conceitos básicos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) a professores que trabalham com crianças e estudantes com TEA inseridas em escolas públicas no município de Maceió, estado de Alagoas. Para alcançar o objetivo dessa pesquisa, foram realizados dois estudos. O primeiro deles diz respeito a uma pesquisa bibliográfica que adotou, como procedimento metodológico a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de verificar no estado da arte, quais as técnicas e metodologias que estão sendo utilizadas para formação de professores em CAA para uso com pessoas com TEA e quais são as propostas de formação continuada de professores no âmbito de tecnologias de ensino. Na busca, foram utilizadas as bases de dados Scopus, ERIC, Web of Science, Sage Journals, Science@Direct e Google Acadêmico, tendo sido encontrados doze (12) estudos. Verificou a utilização de procedimentos de ensino como: role-play, vídeos, modelagem, feedback, entre outros. O segundo estudo refere-se à intervenção através de um treinamento baseado em videoinstrução e videomodelação na modalidade online, com o objetivo de verificar se o treino informatizado com professores garante a aprendizagem dos conhecimentos básicos de um sistema de comunicação por troca de figuras. Foi utilizado o delineamento de sujeito único A-B, tendo como variável independente o treino através do pacote de ensino, e a variável dependente, a aprendizagem representada pela porcentagem de respostas das perguntas respondidas corretamente de acordo com o critério definido. Participaram do treinamento 19 voluntários, que apresentaram entre 0,0% e 74% em medidas de linha de base. Após o treinamento, e as tentativas nos módulos, os participantes atingiram entre 73,8 % a 98,4% de aproveitamento na revisão geral (pós-teste). Os dados obtidos sugerem que o treino informatizado pode ser utilizado para treinar e auxiliar profissionais na sua prática de forma mais rápida, eficaz e com baixo custo. Recomenda-se o aprimoramento desta forma de intervenção, com vistas a ampliar a intervenção para parcelas maiores da população. |
Abstract: | Discussing Special Education in Brazil is still quite delicate, especially when it comes to school inclusion. There are numerous discussions that go through legislation, theories, and practices, as well as many debates and perspectives that revolve around the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The present research aimed to present basic concepts of Augmentative and Alternative Communication (AAC) to teachers working with children and students with ASD enrolled in public schools in the city of Maceió, state of Alagoas. To achieve the goal of this research, two studies were conducted. The first one concerns a bibliographic research that adopted, as a methodological procedure, the Systematic Literature Review (SLR) with the objective of verifying in the state of the art, which techniques and methodologies are being used for teacher training in AAC for use with people with ASD and what are the proposals for continuous teacher training in the scope of teaching technologies. In the search, databases such as Scopus, ERIC, Web of Science, Sage Journals, Science@Direct, and Google Scholar were used, resulting in twelve (12) studies. It verified the use of teaching procedures such as: role-play, videos, modeling, feedback, among others. The second study refers to an intervention through training based on video instruction and video modeling in an online modality, with the objective of verifying computerized training with ensures learning of the basic knowledge of a picture exchange communication system. A single-subject A-B desing was used, having as an independent variable the training through the teaching package, and as a dependent variable, learning represented by the percentage of questions answered correctly according to the defined criterion.Nineteen volunteers participated in the training, who presented between 0.0% and 74% in baseline measures. After training and attempts in the modules, participants reached between 73.8% to 98.4% achievement in the general review (post-test). The data obtained suggest that computerized training can be used to train and assist professionals in their practice more quickly, effectively, and at low cost.It is recommended to improve this form of intervention, with a view to expanding intervention to larger portions of the population. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista Comunicação Aumentativa e Alternativa Formação de professores Treino informatizado Videoinstrução Videomodelação Teacher Training Augmentative and Alternative Communication Autism Spectrum Disorder Video instruction Video modeling |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FARIAS, Shayane Rosy do Carmo. Formação de professores: um treino informatizado em comunicação alternativa para professores da rede pública de ensino de Maceió. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15602 |
Data do documento: | 28-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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