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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15502
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Tempos escolares livres no contexto da era hiperconectada: para o quê e para onde está dedicada a atenção das crianças? |
Autor(es): | Mota, José Orlando de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Santos, Silvan Menezes dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Manfroi, Miraíra Noal |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima Filho, Antônio Passos |
Resumo: | Compreender a influência da cultura digital na atenção das crianças na infância, em uma era hiperconectada, é essencial. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando observação direta do tipo participante e diário de campo como instrumento de coleta de dados. Realizado na Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, em Maceió-AL, o estudo tem como público alvo crianças do 1° ano do ensino fundamental I. O objetivo geral do estudo concentra-se em compreender para o quê e para onde está dedicada a atenção das crianças em seus tempos escolares livres. Após a coleta de dados, foram definidas quatro categorias analíticas: a mediação da cultura digital, a mediação trazida do cotidiano, a atenção no brincar livre e a mediação como controle do corpo. Após as observações, foram identificados padrões de comportamento relacionados à cultura digital, interações sociais e preferências de atividades durante os intervalos escolares. Os achados evidenciam que a mediação da cultura digital, práticas escolares e experiências cotidianas influenciam significativamente a atenção das crianças. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada do tema, e tem como principal referencial teórico o Manifesto Onlife. |
Abstract: | Understanding the influence of digital culture on children's attention in early childhood, in a hyperconnected era, is essential. This study adopts a qualitative approach, using direct participant observation and field notes as data collection methods. Conducted at Paulo Henrique Costa Bandeira Municipal School, in Maceió-AL, the study focuses on 1st-grade elementary school children. The overall objective is to understand where children's attention is directed during their free school time. After data collection, four analytical categories were defined: mediation of digital culture, mediation brought from daily life, attention in free play, and mediation as body control. Observations revealed behavior patterns related to digital culture, social interactions, and activity preferences during school breaks. Findings indicate that mediation of digital culture, school practices, and daily experiences significantly influence children's attention. This study contributes to a deeper understanding of the topic, with the Manifesto Onlife as its main theoretical reference. |
Palavras-chave: | Cultura digital Cultura - Infantil Sociedade onlife Atenção – Crianças Brincar Digital Culture Culture – Children Onlife Society Attention – Children Play |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | MOTA, José Orlando de Oliveira. Tempos escolares livres no contexto da era hiperconectada: para o quê e para onde está dedicada a atenção das crianças?. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15502 |
Data do documento: | 2-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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