00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15502
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Silvan Menezes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939008930884704pt_BR
dc.contributor.referee1Manfroi, Miraíra Noal-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595217353463432pt_BR
dc.contributor.referee2Lima Filho, Antônio Passos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8460284088121633pt_BR
dc.creatorMota, José Orlando de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-02-20T15:18:10Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-02-20T15:18:10Z-
dc.date.issued2024-04-02-
dc.identifier.citationMOTA, José Orlando de Oliveira. Tempos escolares livres no contexto da era hiperconectada: para o quê e para onde está dedicada a atenção das crianças?. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15502-
dc.description.abstractUnderstanding the influence of digital culture on children's attention in early childhood, in a hyperconnected era, is essential. This study adopts a qualitative approach, using direct participant observation and field notes as data collection methods. Conducted at Paulo Henrique Costa Bandeira Municipal School, in Maceió-AL, the study focuses on 1st-grade elementary school children. The overall objective is to understand where children's attention is directed during their free school time. After data collection, four analytical categories were defined: mediation of digital culture, mediation brought from daily life, attention in free play, and mediation as body control. Observations revealed behavior patterns related to digital culture, social interactions, and activity preferences during school breaks. Findings indicate that mediation of digital culture, school practices, and daily experiences significantly influence children's attention. This study contributes to a deeper understanding of the topic, with the Manifesto Onlife as its main theoretical reference.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectCultura - Infantilpt_BR
dc.subjectSociedade onlifept_BR
dc.subjectAtenção – Criançaspt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectDigital Culturept_BR
dc.subjectCulture – Childrenpt_BR
dc.subjectOnlife Societypt_BR
dc.subjectAttention – Childrenpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleTempos escolares livres no contexto da era hiperconectada: para o quê e para onde está dedicada a atenção das crianças?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCompreender a influência da cultura digital na atenção das crianças na infância, em uma era hiperconectada, é essencial. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando observação direta do tipo participante e diário de campo como instrumento de coleta de dados. Realizado na Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, em Maceió-AL, o estudo tem como público alvo crianças do 1° ano do ensino fundamental I. O objetivo geral do estudo concentra-se em compreender para o quê e para onde está dedicada a atenção das crianças em seus tempos escolares livres. Após a coleta de dados, foram definidas quatro categorias analíticas: a mediação da cultura digital, a mediação trazida do cotidiano, a atenção no brincar livre e a mediação como controle do corpo. Após as observações, foram identificados padrões de comportamento relacionados à cultura digital, interações sociais e preferências de atividades durante os intervalos escolares. Os achados evidenciam que a mediação da cultura digital, práticas escolares e experiências cotidianas influenciam significativamente a atenção das crianças. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada do tema, e tem como principal referencial teórico o Manifesto Onlife.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 Versão Final .pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.