00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - FAMED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15478
Tipo: Especialização
Título: As percepções dos discentes sobre a formação acadêmica do SUS no curso de Farmácia
Autor(es): Lessa, Erika Elita Araújo
Primeiro Orientador: Mendonça, Angela Maria Moreira Canuto de
Resumo: A formação dos profissionais de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda é desafiadora, pois o perfil de egresso demonstra lacunas no cuidado integral, formando com visão fragmentada e especializada. O profissional farmacêutico assume o papel importante nos serviços do SUS, principalmente na assistência farmacêutica, garantindo disponibilidade e uso racional de medicamento. O perfil na formação do farmacêutico busca uma construção de conhecimentos generalista, ético, humanista, voltado para uma visão integral e interdisciplinar em todos os níveis do SUS. Diante disso a formação acadêmica dos discentes tornou-se objeto de reflexões e questionamentos, justificando a necessidade de analisar as percepções do processo ensino-aprendizagem, as habilidades e competências dos discentes para o exercício profissional de saúde pública. Essa pesquisa corresponde a um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, que será realizada com 25 discentes do último ano do curso de farmácia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Portanto com a realização da pesquisa espera-se refletir as percepções dos alunos e compreender sua visão diante dos problemas e desafios sobre sua formação acadêmica do SUS.
Abstract: The training of health professionals in the Brazilian Health System (SUS) is still challenging, since the egress profile shows gaps in comprehensive care, forming a fragmented and specialized vision. The pharmaceutical professional assumes the important role in SUS services, mainly in the pharmaceutical assistance, guaranteeing availability and rational use of medication. The profile in the formation of the pharmacist looks for a construction of generalist, ethical, humanistic knowledge, aimed at an integral and interdisciplinary vision at all levels of SUS. In view of this, the students' academic formation became the object of reflection and questioning, justifying the need to analyze the perceptions of the teaching-learning process, the skills and competences of the students for the professional exercise of public health. This research corresponds to a descriptive, exploratory study with a qualitative approach, which will be performed with 25 students from the last year of the pharmacy course of the Federal University of Alagoas (UFAL). Therefore, this research is expected to reflect the students' perceptions and understand their vision in the face of problems and challenges regarding their academic formation of SUS.
Palavras-chave: Estudantes de Farmácia - Formação
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Farmacêutico
Pharmacy Students - Training
Unified Health System (Brazil)
Pharmaceutical
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Educação em Ciências da Saúde
Citação: LESSA, Erika Elita Araújo. As percepções dos discentes sobre a formação acadêmica do SUS no curso de Farmácia. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em Ciências da Saúde) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15478
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As percepções dos discentes sobre a formação acadêmica do SUS no curso de Farmácia.pdf300.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.