00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - FAMED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Angela Maria Moreira Canuto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0929280939558544pt_BR
dc.creatorLessa, Erika Elita Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268638584146495pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-18T19:37:05Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.available2025-02-18T19:37:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLESSA, Erika Elita Araújo. As percepções dos discentes sobre a formação acadêmica do SUS no curso de Farmácia. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em Ciências da Saúde) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15478-
dc.description.abstractThe training of health professionals in the Brazilian Health System (SUS) is still challenging, since the egress profile shows gaps in comprehensive care, forming a fragmented and specialized vision. The pharmaceutical professional assumes the important role in SUS services, mainly in the pharmaceutical assistance, guaranteeing availability and rational use of medication. The profile in the formation of the pharmacist looks for a construction of generalist, ethical, humanistic knowledge, aimed at an integral and interdisciplinary vision at all levels of SUS. In view of this, the students' academic formation became the object of reflection and questioning, justifying the need to analyze the perceptions of the teaching-learning process, the skills and competences of the students for the professional exercise of public health. This research corresponds to a descriptive, exploratory study with a qualitative approach, which will be performed with 25 students from the last year of the pharmacy course of the Federal University of Alagoas (UFAL). Therefore, this research is expected to reflect the students' perceptions and understand their vision in the face of problems and challenges regarding their academic formation of SUS.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Educação em Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes de Farmácia - Formaçãopt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.subjectFarmacêuticopt_BR
dc.subjectPharmacy Students - Trainingpt_BR
dc.subjectUnified Health System (Brazil)pt_BR
dc.subjectPharmaceuticalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.titleAs percepções dos discentes sobre a formação acadêmica do SUS no curso de Farmáciapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoA formação dos profissionais de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda é desafiadora, pois o perfil de egresso demonstra lacunas no cuidado integral, formando com visão fragmentada e especializada. O profissional farmacêutico assume o papel importante nos serviços do SUS, principalmente na assistência farmacêutica, garantindo disponibilidade e uso racional de medicamento. O perfil na formação do farmacêutico busca uma construção de conhecimentos generalista, ético, humanista, voltado para uma visão integral e interdisciplinar em todos os níveis do SUS. Diante disso a formação acadêmica dos discentes tornou-se objeto de reflexões e questionamentos, justificando a necessidade de analisar as percepções do processo ensino-aprendizagem, as habilidades e competências dos discentes para o exercício profissional de saúde pública. Essa pesquisa corresponde a um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, que será realizada com 25 discentes do último ano do curso de farmácia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Portanto com a realização da pesquisa espera-se refletir as percepções dos alunos e compreender sua visão diante dos problemas e desafios sobre sua formação acadêmica do SUS.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As percepções dos discentes sobre a formação acadêmica do SUS no curso de Farmácia.pdf300.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.