00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15471
Tipo: Tese
Título: Pluridiscursividade e pluriestilismo : texto em seu uso filosófico-pedagógico nos diálogos filosóficos na escola (sala de aula de filosofia)
Autor(es): Melo, Adailton Pereira de
Primeiro Orientador: Matos, Junot Cornélio
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee3: Luna, Maria José de Matos
metadata.dc.contributor.referee4: Efken, Karl Heinz
Resumo: O trabalho promove uma reflexão sobre o texto em sua natureza filosófica, nas suas dimensões pluridiscursivas e pluriestilísticas, para o trabalho filosófico e pedagógico em sala de aula. A experiência como professor de filosofia inspirou a questionar porque as dificuldades dos estudantes em se apropriarem dos textos filosóficos e acharem a disciplina enfadonha e refletir sobre o papel do professor como motivador do filosofar, muito mais que um simples comentador e intérprete. motivo que levou à percepção que muitas vezes o lidar com o texto do livro didático ou da história da filosofia concentrava-se mais em uma dogmática do que em uma proposta dialógica, considerando o que ensina Merleau-Ponty (2018), em Fenomenologia da Percepção ao afirmar que nada existe que não possa questionado, inquirido, posto em dúvida, investigado, porque a filosofia está em nós e sempre filosofamos, como afirma Heidegger (2009) em sua obra Introdução à filosofia. Considerando que o estudante é convidado para o filosofar, haja vista sua natureza histórica, social e cultural, temos como objetivos específicos: (1) refletir sobre o advento do texto escrito, evolução e paradigmas dialógicas que surgem com a leitura em seus limites e desenvolvimento do letramento; (2) discutir o texto a partir de sua natureza linguística e filosófica, apreendendo como um fenômeno social e dialógico; (3) conceituar pluridiscursividade e pluriestilismo do texto na perspectiva dos gêneros do discurso e do enunciado; (4) esboçar as possibilidades dialógicas de trabalho com o texto em sala de aula a partir do dialogismo Batista (2016), Scliar (2020), Benito-Vessels (2007), Marcuschi (1993), Orlandi (2008), Pizanni (1998), Thomas (2005), Walther-Bense (2010), Evelett (2019), Benveniste (2014) entre outros; filosofia, ensino de filosofia e filosofia da linguagem: Merleau-Ponty (1974, 2014), Flóres (2002), Bakhtin (2015, 2017, 2018, 2019), Deleuze (2017) Ponzio e Petrilli (2007), Kohan (2011), Arpini, Licata e Kohan (2002) e outros. Na circunstância do século XXI, em que o sistema educacional se encontra pautado pela escrita e pela leitura (decodificação da escrita), que se desenvolve a partir de práticas de letramento que se inicia na tenra idade, período em que os processos comunicativos com a ajuda das novas tecnologias de informação e comunicação se manifestam como lugares de diálogos, de encontros e de trocas de saberes, o texto escrito é a experiência fundante da aprendizagem em sala de aula.
Abstract: The work promotes a reflection on the text in its philosophical nature, in its pluridiscursive and pluristylistic dimensions, for the philosophical and pedagogical work in the classroom. The experience as a philosophy teacher inspired us to question why the students' difficulties in appropriating philosophical texts and finding the discipline boring and to reflect on the role of the teacher as a motivator of philosophizing, much more than a simple commentator and interpreter. reason that led to the: (1) reflect on the advent of the written text, evolution and dialogic paradigms that arise with reading in its limits and development of literacy; (2) discuss the text from its linguistic and philosophical nature, apprehending it as a social and dialogical phenomenon; (3) conceptualize pluridiscursivity and pluristyllistics of the text from the perspective of discourse and utterance genres; (4) outline the dialogical possibilities of working with the text in the classroom from dialogism and and its philosophical nature. The construction path of the thesis navigates the studies of stylistics, linguistics, reading, language, orality, textuality and concepts with examples Batista (2016), Scliar (2020), Benito-Vessels (2007), Marcuschi (1993), Orlandi (2008), Pizanni (1998), Thomas (2005), Walther-Bense (2010), Evelett (2019), Benveniste (2014) among others; Philosophy, Teaching Philosophy and Philosophy of Language: Merleau-Ponty (1974, 2014), Flóres (2002), Bakhtin (2015, 2017, 2018, 2019), Deleuze (2017) Ponzio e Petrilli (2007), Kohan (2011), Arpini, Licata e Kohan (2002) among others. In the circumstance of the twenty-first century, in which the educational system is guided by writing and reading (decoding of writing), which develops from literacy practices that begin at an early age, a period in which communicative processes with the help of new information and communication technologies manifest themselves as places of dialogue, Of encounters and exchanges of knowledge, the written text is the foundational experience of learning in the classroom.
Palavras-chave: Filosofia e ensino
Dialogismo
Pluridiscursividade
Pluriestilismo
Textos
Dialogism
Teaching
Philosophy
Pluristyling
Pluridiscursiveness
Text
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MELO, Adailton Pereira de. Pluridiscursividade e pluriestilismo: texto em seu uso filosófico-pedagógico nos diálogos filosóficos na escola (sala de aula de filosofia). 2025. 131 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15471
Data do documento: 23-fev-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.