Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15430
Tipo: | Dissertação |
Título: | A vivência da empatia na experiência da prática de ensino e aprendizagem de matemática |
Autor(es): | Silva, Ariel Santos da |
Primeiro Orientador: | Guerra, Ediel Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Juliana Roberta Theodoro de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pontes, Edel Alexandre Silva |
Resumo: | Neste trabalho é abordado o tema da empatia entre educador e educando. Mais precisamente, trataremos da seguinte questão investigativa: como as experiências de empatia dos professores de matemática vivenciadas enquanto estudantes afetam seus processos de aprendizagem e como os professores e professoras dessa disciplina podem ter um posicionamento mais empático para com seus alunos? Para responder essa questão foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva fundamentada no método fenomenológico de acordo com a variante proposta por Sanders para pesquisas fenomenológicas empíricas. Nessa pesquisa observou-se que os professores reconhecem a importância da empatia no aprendizado de matemática, estando esse reconhecimento baseado na crença de que se tivessem contado com a empatia de seus professores, isto é, se os professores tivessem dispensado mais atenção, apresentado mais abertura para identificação das dificuldades dos aprendizes e tivessem estabelecido relações mais afetivas com o educandos, os docentes poderiam ter alcançado melhores resultados no tocante aos processos de aprendizagem dos estudantes. |
Abstract: | This work addresses the topic of empathy between educator and student. More precisely, we will address the following investigative question: how do mathematics teacher’s experiences of empathy experienced as students affect their learning processes and how can teachers of this discipline have a more empathetic position towards their students? To answer this question, descriptive qualitative research was carried out based on the phenomenological method according to the variant proposed by Sanders for empirical phenomenological research. In this research it was observed that teachers recognize the importance of empathy in learning mathematics, this recognition being based on the belief that if they had had empathy from their teachers, that is, if teachers had paid more attention, presented more openness to identify the learner’s difficulties and had established more affective relationships with the students, the teachers could have achieved better results in terms of the student’s learning processes. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Empatia Matemática – Dificuldades de aprendizagem Método fenomenológico Mathematics – Study and teaching Empathy Mathematics – Learning difficulties Phenomenological method |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | SILVA, Ariel Santos da. A vivência da empatia na experiência da prática de ensino e aprendizagem de matemática. 2025. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15430 |
Data do documento: | 1-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A vivência da empatia na experiência da prática de ensino e aprendizagem de matemática.pdf | 7.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.