00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Juliana Roberta Theodoro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084405149962799pt_BR
dc.contributor.referee2Pontes, Edel Alexandre Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143006785845985pt_BR
dc.creatorSilva, Ariel Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4498405164732023pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-14T18:20:34Z-
dc.date.available2025-02-11-
dc.date.available2025-02-14T18:20:34Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.citationSILVA, Ariel Santos da. A vivência da empatia na experiência da prática de ensino e aprendizagem de matemática. 2025. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15430-
dc.description.abstractThis work addresses the topic of empathy between educator and student. More precisely, we will address the following investigative question: how do mathematics teacher’s experiences of empathy experienced as students affect their learning processes and how can teachers of this discipline have a more empathetic position towards their students? To answer this question, descriptive qualitative research was carried out based on the phenomenological method according to the variant proposed by Sanders for empirical phenomenological research. In this research it was observed that teachers recognize the importance of empathy in learning mathematics, this recognition being based on the belief that if they had had empathy from their teachers, that is, if teachers had paid more attention, presented more openness to identify the learner’s difficulties and had established more affective relationships with the students, the teachers could have achieved better results in terms of the student’s learning processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectMatemática – Dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodo fenomenológicopt_BR
dc.subjectMathematics – Study and teachingpt_BR
dc.subjectEmpathypt_BR
dc.subjectMathematics – Learning difficultiespt_BR
dc.subjectPhenomenological methodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA vivência da empatia na experiência da prática de ensino e aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é abordado o tema da empatia entre educador e educando. Mais precisamente, trataremos da seguinte questão investigativa: como as experiências de empatia dos professores de matemática vivenciadas enquanto estudantes afetam seus processos de aprendizagem e como os professores e professoras dessa disciplina podem ter um posicionamento mais empático para com seus alunos? Para responder essa questão foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva fundamentada no método fenomenológico de acordo com a variante proposta por Sanders para pesquisas fenomenológicas empíricas. Nessa pesquisa observou-se que os professores reconhecem a importância da empatia no aprendizado de matemática, estando esse reconhecimento baseado na crença de que se tivessem contado com a empatia de seus professores, isto é, se os professores tivessem dispensado mais atenção, apresentado mais abertura para identificação das dificuldades dos aprendizes e tivessem estabelecido relações mais afetivas com o educandos, os docentes poderiam ter alcançado melhores resultados no tocante aos processos de aprendizagem dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A vivência da empatia na experiência da prática de ensino e aprendizagem de matemática.pdf7.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.