00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Making websites more accessible for blind people with automatic HTML code transformations
Autor(es): Ferreira, Ana Lúcia da Silva
Primeiro Orientador: Ribeiro, Márcio de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Elvys Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Barboza, Erick de Andrade
Resumo: A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) exige acessibilidade em todos os websites, visando a inclusão digital, mas apenas 0,46% dos sites brasileiros atendem plenamente a esses requisitos. Apesar da eficácia das ferramentas atuais em identificar barreiras de acessibilidade, como a falta de descrições alternativas para imagens e informações de idioma, essenciais para usuários cegos que dependem de leitores de tela, elas não oferecem soluções automatizadas para corrigir tais problemas. Este trabalho propõe uma solução inovadora por meio de um catálogo preliminar e um plugin para o IDE Visual Studio Code, projetados para aprimorar a acessibilidade dos websites, detalhando transformações específicas no código HTML e facilitando sua implementação de maneira prática. A eficácia dessa abordagem foi validada em um estudo empírico que envolveu avaliações de acessibilidade online e a percepção de oito indivíduos cegos, mostrando uma redução significativa nos erros críticos de acessibilidade e confirmando o reconhecimento das melhorias pelos participantes. Este avanço representa um passo importante na direção de uma web mais inclusiva, oferecendo soluções práticas para superar as lacunas de acessibilidade e promover um acesso igualitário às informações e serviços digitais para todos os usuários, em especial para aqueles que dependem de leitores de tela.
Abstract: The Brazilian Inclusion Law (LBI) requires accessibility on all websites, aiming for digital inclusion, but only 0.46% of Brazilian websites fully meet these requirements. Despite the effectiveness of current tools in identifying accessibility barriers, such as the lack of alternative image descriptions and language information, essential for blind users who rely on screen readers, they do not offer automated solutions to correct such problems. This work proposes an innovative solution through a preliminary catalog and a plugin for the Visual Studio Code IDE, designed to improve the accessibility of websites, detailing specific transformations in the HTML code and facilitating their practical implementation. The effectiveness of this approach was validated in an empirical study that involved online accessibility assessments and the perception of eight blind individuals, showing a significant reduction in critical accessibility errors and confirming the participants’ recognition of improvements. This advancement represents an important step towards a more inclusive web, offering practical solutions to overcome accessibility gaps and promote equal access to information and digital services for all users, especially those who depend on screen readers.
Palavras-chave: WEB (Linguagem de programação) - Acessibilidade
Experiência do usuário - Cegos
Tecnologia de leitor de tela
Ferramentas de acessibilidade para cegos
Tecnologias assistivas
Web Accessibility
User Experience of Blind Individuals
Screen Reader Technology
Accessibility Tools for the Blind
Assistive Technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências da Computação - Bacharelado
Citação: FERREIRA, Ana Lúcia da Silva. Making websites more accessible for blind people with automatic HTML code transformations. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15384
Data do documento: 8-mar-2024
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