00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Callou, Manuela Rau de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942948953364610pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169740241773273pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Janaína Galdino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4458964595349160pt_BR
dc.creatorCavalcante, Jocibele Oliveira Santos-
dc.creatorConceição, Nestor da-
dc.date.accessioned2025-01-24T18:33:31Z-
dc.date.available2025-01-24-
dc.date.available2025-01-24T18:33:31Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationCAVALVANTE, Jocibele Oliveira Santos; CONCEIÇÃO Nestor da. WhatsApp como ferramenta de comunicação interna: panorama de artigos publicados na revista Iniciacom de 2021 a 2023. 2025. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15289-
dc.description.abstractIn the context of social media and instant messaging applications, organizations are adapting to technological transformations and ways of communicating with their audiences. With the advent of these tools, communication becomes more agile, interactive and collective, speeding up the communication process. Based on these transformations, the main objective of this study is to investigate the number of scientific articles published in the journal Iniciacom about WhatsApp as an internal communication tool, in order to verify whether there are any productions related to the topic, observing whether there are contributions from this application to organizational communication. Our specific objectives were also to identify works related to social networks and organizational communication that relate to the use of WhatsApp in organizations, in order to stimulate and promote incentives in the production of scientific articles about WhatsApp as an internal communication tool. To achieve these objectives, this study uses a bibliographic review for the theoretical basis, empirical research and analysis of information published in the journal Iniciacom. The case study used content analysis as a methodological technique, based on Bardin (2011), to respond to the object studied. Among the main authors studied, we highlight Kunsch (2003), Andrade (2005) and Lévy (1999).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Relações Públicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectWhatsApp (Aplicativo de mensagens)pt_BR
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectOrganizational communicationpt_BR
dc.subjectPublic Relationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICASpt_BR
dc.titleWhatsApp como ferramenta de comunicação interna: panorama de artigos publicados na revista Iniciacom de 2021 a 2023pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNo cenário das mídias sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, as organizações estão se adaptando às transformações tecnológicas e formas de se comunicar com seus públicos. Com o advento dessas ferramentas, a comunicação se torna mais ágil, interativa e coletiva, agilizando o processo comunicacional. A partir dessas transformações, o objetivo central do presente trabalho é investigar o quantitativo de artigos científicos publicados na revista Iniciacom sobre o WhatsApp como ferramenta de comunicação interna, a fim de averiguar se estão existindo produções referentes ao tema, observando que há contribuições desse aplicativo para a comunicação organizacional. Nossos objetivos específicos foram identificar também trabalhos relacionados às redes sociais e comunicação organizacional que se relacionam com a utilização do WhatsApp nas organizações, a fim estimular e promover incentivos na produção de artigos científicos sobre WhatsApp como ferramenta de comunicação interna. Para alcançar estes objetivos, este trabalho utiliza a revisão bibliográfica para a fundamentação teórica, pesquisas empíricas e análises de informações publicadas na revista Iniciacom. O estudo de caso teve como técnica metodológica a análise de conteúdo, baseada em Bardin (2011), para responder ao objeto estudado. Entre os principais autores estudados, destacamos Kunsch (2003), Andrade (2005) e Lévy (1999).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.