00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15288
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da prática de atividade física nas intervenções de regências do Programa da Residência Pedagógica em Educação Física : um estudo follow-up
Autor(es): Costa, Janete dos Santos
Primeiro Orientador: Caetano, Antônio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Austrelino, Felipe de Carvalho
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar a permanência do conhecimento sobre a importância da atividade física em escolares do 6º no ensino fundamental de escolas-campos da cidade de Maceió inseridas no Programa Residência Pedagógica. Trata-se de um estudo quantitativo, analítico, experimental, com follow-up, no molde do programa piloto. Participaram do estudo, 44 sujeitos, 26 (42,6%) homens e 18 (29,4%) mulheres de duas turmas do 7º ano, de escolas públicas do estado de Alagoas. Os resultados apontaram que para o conhecimento sobre o que é atividade houve uma diminuição de 21,7% para 14,5% de respostas corretas, durante a intervenção aumentou de 38,4% para 50%; para a importância da atividade física de 93,9% havendo o avanço para 100%; e sobre o conhecimento do comportamento sedentário que obteve valor de 41% subindo 50%. Após as intervenções e conhecimento do conteúdo, o crescimento de aprendizado e acertos avançou de 48% para 80%. Conclui-se que o estudo revelou a permanência do conhecimento sobre a importância da atividade física e comportamento sedentário após 14 meses da intervenção pedagógica realizada por residentes da PRP-Educação Física.
Abstract: The objective of this study was to verify the permanence of knowledge about the importance of physical activity in 6th grade students in elementary school in rural schools in the city of Maceió included in the Pedagogical Residency Program. This is a quantitative, analytical, experimental, follow-up study, along the lines of the pilot program. A total of 44 subjects participated in the study, 26 (42.6%) men and 18 (29.4%) women from two 7th grade classes in public schools in the state of Alagoas. . The results showed that for the knowledge about what activity is, there was a decrease from 21.7% to 14.5% of correct answers, during the intervention it increased from 38.4% to 50%; for the importance of physical activity of 93.9%, with an advance to 100%; and on the knowledge of sedentary behavior, which obtained a value of 41%, rising 50%. After the interventions and knowledge of the content, the growth of learning and correct answers advanced from 48% to 80%. It is concluded that the study revealed the permanence of knowledge about the importance of physical activity and sedentary behavior after 14 months of the pedagogical intervention carried out by residents of PRP-Physical Education.
Palavras-chave: Voleibol
Estudantes universitários.
Saúde
Bem-estar
Estresse
Exercício Físico
Esportes
Physical Education
Study
Physical activities
Health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: COSTA, Janete dos Santos. A importância da prática de atividade física nas intervenções de regências do Programa da Residência Pedagógica em Educação Física : um estudo follow-up. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte. Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15288
Data do documento: 1-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.