Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15266
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Brincadeiras das crianças do campo: uma sistematização bibliográfica |
Autor(es): | Silva, Maria da Glória da |
Primeiro Orientador: | Marques, Leônidas de Santana |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Libardi, Suzana Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Maria Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Laíse Soares |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma sistematização de publicações científicas recentes sobre o brincar de crianças do campo no contexto brasileiro. Identificamos por meio de pesquisa bibliográfica quais brincadeiras são produzidas pelas crianças do campo, verificamos se as crianças participam ativamente das pesquisas e averiguamos como a relação crianças-território é apresentada. Adotamos os descritores ‘brincar’ e ‘campo’ para identificar artigos publicados nos últimos 5 anos (2019-2024) no acervo de periódicos reunidos no Portal de Periódicos da CAPES. Selecionamos 14 artigos, dos quais realizamos a leitura integral para análise de seu conteúdo. O meio rural aparece com pesquisas empíricas em comunidades indígenas, campesinas, extrativistas, quilombolas e rurais. Os resultados mostraram que as brincadeiras e o brincar das crianças do campo estão diretamente relacionados à natureza e aos seus territórios, assim como seus brinquedos artesanais. O brincar, além de reforçar a identidade individual e coletiva da criança, contribui na proteção de suas culturas. Concluímos que as pesquisas recentes trouxeram dados importantes e convergentes sobre as infâncias do campo. |
Abstract: | This paper presents a systematization of recent scientific publications on the play of rural children in the Brazilian context. Through bibliographic research, we identified which games are produced by rural children, verified whether children actively participate in the researches, and investigated how the relationship between children and territory is presented. We adopted the descriptors ‘play’ and ‘countryside’ to identify articles published in the last 5 years (2019-2024) in the collection of journals gathered in the Portal de Periódicos da CAPES. We selected 14 articles, which we fully read to analyze their content. The rural environment appears with empirical research in indigenous, peasant, extractive, quilombola, and rural communities. The results showed that the games and play of rural children are directly related to nature and their territories, as are their handmade toys. Play, in addition to reinforcing the individual and collective identity of children, contributes to the protection of their cultures. We conclude that recent research has brought important and convergent data on rural childhoods. |
Palavras-chave: | Estudos da Infância Infâncias do Campo Crianças rurais Brincadeira Brincar Childhood Studies Rural Childhoods Rural Children Game |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Maria da Glória da. Brincadeiras das crianças do campo: uma sistematização bibliográfica. 29 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15266 |
Data do documento: | 5-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DO CAMPO UMA SISTEMATIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.