06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15266
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Leônidas de Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5984576916324144pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Libardi, Suzana Santos-
dc.contributor.referee1Silva, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee2Lima, Laíse Soares-
dc.creatorSilva, Maria da Glória da-
dc.date.accessioned2025-01-03T22:20:20Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T22:20:20Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationSILVA, Maria da Glória da. Brincadeiras das crianças do campo: uma sistematização bibliográfica. 29 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15266-
dc.description.abstractThis paper presents a systematization of recent scientific publications on the play of rural children in the Brazilian context. Through bibliographic research, we identified which games are produced by rural children, verified whether children actively participate in the researches, and investigated how the relationship between children and territory is presented. We adopted the descriptors ‘play’ and ‘countryside’ to identify articles published in the last 5 years (2019-2024) in the collection of journals gathered in the Portal de Periódicos da CAPES. We selected 14 articles, which we fully read to analyze their content. The rural environment appears with empirical research in indigenous, peasant, extractive, quilombola, and rural communities. The results showed that the games and play of rural children are directly related to nature and their territories, as are their handmade toys. Play, in addition to reinforcing the individual and collective identity of children, contributes to the protection of their cultures. We conclude that recent research has brought important and convergent data on rural childhoods.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos da Infânciapt_BR
dc.subjectInfâncias do Campopt_BR
dc.subjectCrianças ruraispt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectChildhood Studiespt_BR
dc.subjectRural Childhoodspt_BR
dc.subjectRural Childrenpt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleBrincadeiras das crianças do campo: uma sistematização bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma sistematização de publicações científicas recentes sobre o brincar de crianças do campo no contexto brasileiro. Identificamos por meio de pesquisa bibliográfica quais brincadeiras são produzidas pelas crianças do campo, verificamos se as crianças participam ativamente das pesquisas e averiguamos como a relação crianças-território é apresentada. Adotamos os descritores ‘brincar’ e ‘campo’ para identificar artigos publicados nos últimos 5 anos (2019-2024) no acervo de periódicos reunidos no Portal de Periódicos da CAPES. Selecionamos 14 artigos, dos quais realizamos a leitura integral para análise de seu conteúdo. O meio rural aparece com pesquisas empíricas em comunidades indígenas, campesinas, extrativistas, quilombolas e rurais. Os resultados mostraram que as brincadeiras e o brincar das crianças do campo estão diretamente relacionados à natureza e aos seus territórios, assim como seus brinquedos artesanais. O brincar, além de reforçar a identidade individual e coletiva da criança, contribui na proteção de suas culturas. Concluímos que as pesquisas recentes trouxeram dados importantes e convergentes sobre as infâncias do campo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DO CAMPO UMA SISTEMATIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.