06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15254
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de História na Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza, Inhapi, 2019-2021
Autor(es): Brandão, Vivian Santos
Primeiro Orientador: Santana, Pedro Abelardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Gercinaldo de Moura
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Vinícius Alves de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas e os desafios do ensino de História na Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza, localizada no município de Inhapi- AL. A partir da experiência do estágio curricular obrigatório que realizei nesta escola, no período de 2019 à 2021, foram elaborados alguns relatórios que serão utilizados como fontes da pesquisa, além de fotografias, bibliografias e observações no campo. Adotaremos a noção da prática da educação diferenciada na disciplina de História voltado para cultura do povo indígena. Também trataremos de evidenciar algumas dificuldades enfrentadas pelos professores não indígenas lecionando em uma escola indígena. Ademais, discutimos a importância do direito à educação diferenciada para os povos indígenas, com um foco na valorização de sua cultura e identidade por meio do ensino de História.
Abstract: This paper aims to analyze the pedagogical practices and challenges of teaching History at the Ancelmo Bispo de Souza Indigenous School, located in the municipality of Inhapi - AL. Based on the experience of the mandatory curricular internship that I carried out at this school, from 2019 to 2021, some reports were prepared that will be used as research sources, in addition to photographs, bibliographies and observations in the field. We will adopt the notion of the practice of differentiated education in the History discipline focused on the culture of indigenous people. We will also try to highlight some difficulties faced by non-indigenous teachers teaching in an indigenous school. Furthermore, we discuss the importance of the right to differentiated education for indigenous peoples, with a focus on valuing their culture and identity through the teaching of History.
Palavras-chave: Ensino de História
Educação
Ensino diferenciado
Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza
Indigenas
Inhapi - Alagoas
Indigenous
Differentiated teaching
History Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História - Licenciatura
Citação: BRANDÃO, Vivian Santos. O ensino de História na Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza, Inhapi, 2019-2021. 33 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15254
Data do documento: 22-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de História na Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza, Inhapi, 2019-2021.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.