06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santana, Pedro Abelardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5223048442666006pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Gercinaldo de Moura-
dc.contributor.referee2Mendonça, Vinícius Alves de-
dc.creatorBrandão, Vivian Santos-
dc.date.accessioned2025-01-03T18:59:00Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T18:59:00Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Vivian Santos. O ensino de História na Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza, Inhapi, 2019-2021. 33 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15254-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the pedagogical practices and challenges of teaching History at the Ancelmo Bispo de Souza Indigenous School, located in the municipality of Inhapi - AL. Based on the experience of the mandatory curricular internship that I carried out at this school, from 2019 to 2021, some reports were prepared that will be used as research sources, in addition to photographs, bibliographies and observations in the field. We will adopt the notion of the practice of differentiated education in the History discipline focused on the culture of indigenous people. We will also try to highlight some difficulties faced by non-indigenous teachers teaching in an indigenous school. Furthermore, we discuss the importance of the right to differentiated education for indigenous peoples, with a focus on valuing their culture and identity through the teaching of History.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino diferenciadopt_BR
dc.subjectEscola Indígena Ancelmo Bispo de Souzapt_BR
dc.subjectIndigenaspt_BR
dc.subjectInhapi - Alagoaspt_BR
dc.subjectIndigenouspt_BR
dc.subjectDifferentiated teachingpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleO ensino de História na Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza, Inhapi, 2019-2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas e os desafios do ensino de História na Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza, localizada no município de Inhapi- AL. A partir da experiência do estágio curricular obrigatório que realizei nesta escola, no período de 2019 à 2021, foram elaborados alguns relatórios que serão utilizados como fontes da pesquisa, além de fotografias, bibliografias e observações no campo. Adotaremos a noção da prática da educação diferenciada na disciplina de História voltado para cultura do povo indígena. Também trataremos de evidenciar algumas dificuldades enfrentadas pelos professores não indígenas lecionando em uma escola indígena. Ademais, discutimos a importância do direito à educação diferenciada para os povos indígenas, com um foco na valorização de sua cultura e identidade por meio do ensino de História.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de História na Escola Indígena Ancelmo Bispo de Souza, Inhapi, 2019-2021.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.