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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15248
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A relevância de debates sociolinguísticos nas aulas de língua portuguêsa: uma análise da música “Samba do Arnesto” |
Autor(es): | Araújo, Jeice Raiane de Souza |
Primeiro Orientador: | Silva, Fábia Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rangel, Heder Cleber de Castro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Maria Helena Menezes de |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo analisar as respostas de seis estudantes do nono ano (Ensino fundamental), referente a um exercício o qual possui apenas uma questão, tendo como base, a música “Samba do Arnesto”, escrita pelo cantor Adoniran Barbosa. O trabalho também se baseia na experiência do estágio de regência na turma do primeiro ano (ensino médio). E traz discussões sobre conteúdos a respeito da sociolinguística, relatando assim, a relevância de debates que instiguem os/as estudantes a se posicionarem de forma crítica. Essa análise tem por objetivo averiguar a percepção desses/dessas discentes em relação a uma língua que não se associa aos padrões exigidos pela gramática normativa, com o intuito de perceber através dessa atividade, se os/as discentes estudam a língua de forma ampla ou somente assistem à aulas sobre regras gramaticais. |
Abstract: | This research aims to analyze the responses of six ninth-grade students (elementary school) regarding an exercise consisting of a single question, based on the song "Samba do Arnesto," written by singer Adoniran Barbosa. The work also draws on the experience from an internship in a first-year high school class. It discusses content related to sociolinguistics, highlighting the importance of debates that encourage students to adopt a critical stance. The objective of this analysis is to investigate these students' perceptions regarding a language that does not conform to the standards required by normative grammar, aiming to understand through this activity whether the students study the language broadly or merely attend classes on grammatical rules. |
Palavras-chave: | Sociolinguística Variação linguística Preconceito linguístico Ensino fundamental Samba do Arnesto Adoniran Barbosa Análise do discurso Língua de prestigio Linguistic prejudice linguistic variation prestige language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | ARAÚJO, Jeice Raiane de Souza. A relevância de debates sociolinguísticos nas aulas de língua portuguêsa: uma análise da música “Samba do Arnesto”. 43 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15248 |
Data do documento: | 18-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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A relevância de debates sociolinguisticos nas aulas de Língua potuguesa uma análise da música samba do Arnesto.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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