06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.contributor.referee1Rangel, Heder Cleber de Castro-
dc.contributor.referee2Souza, Maria Helena Menezes de-
dc.creatorAraújo, Jeice Raiane de Souza-
dc.date.accessioned2025-01-03T16:29:14Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T16:29:14Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.citationARAÚJO, Jeice Raiane de Souza. A relevância de debates sociolinguísticos nas aulas de língua portuguêsa: uma análise da música “Samba do Arnesto”. 43 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15248-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the responses of six ninth-grade students (elementary school) regarding an exercise consisting of a single question, based on the song "Samba do Arnesto," written by singer Adoniran Barbosa. The work also draws on the experience from an internship in a first-year high school class. It discusses content related to sociolinguistics, highlighting the importance of debates that encourage students to adopt a critical stance. The objective of this analysis is to investigate these students' perceptions regarding a language that does not conform to the standards required by normative grammar, aiming to understand through this activity whether the students study the language broadly or merely attend classes on grammatical rules.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSamba do Arnestopt_BR
dc.subjectAdoniran Barbosapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLíngua de prestigiopt_BR
dc.subjectLinguistic prejudicept_BR
dc.subjectlinguistic variationpt_BR
dc.subjectprestige languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
dc.titleA relevância de debates sociolinguísticos nas aulas de língua portuguêsa: uma análise da música “Samba do Arnesto”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo analisar as respostas de seis estudantes do nono ano (Ensino fundamental), referente a um exercício o qual possui apenas uma questão, tendo como base, a música “Samba do Arnesto”, escrita pelo cantor Adoniran Barbosa. O trabalho também se baseia na experiência do estágio de regência na turma do primeiro ano (ensino médio). E traz discussões sobre conteúdos a respeito da sociolinguística, relatando assim, a relevância de debates que instiguem os/as estudantes a se posicionarem de forma crítica. Essa análise tem por objetivo averiguar a percepção desses/dessas discentes em relação a uma língua que não se associa aos padrões exigidos pela gramática normativa, com o intuito de perceber através dessa atividade, se os/as discentes estudam a língua de forma ampla ou somente assistem à aulas sobre regras gramaticais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.