06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029682565822157pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.referee2Lira, Mayara Teles Viveiros de-
dc.creatorMartins, Fernanda Dalvina-
dc.date.accessioned2025-01-03T14:16:34Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T14:16:34Z-
dc.date.issued2024-11-05-
dc.identifier.citationMARTINS, Fernanda Dalvina. Relação família e escola no processo de uma educação inclusiva. 61 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15239-
dc.description.abstractThe relationship between family and school is one of the ways to achieve inclusive education for students with specific physical or cognitive needs. This qualitative research aims to analyze the importance of the relationship between family and school in inclusive and quality education, to identify the benefits of inclusive education and the partnership between family and school, to understand the main challenges faced by the school and the family to ensure inclusive education, and to explore and analyze research on the subject: "Relationship between family and school in the process of inclusive education". The methodology used to carry out the research was the theoretical framework and the state of knowledge. The data for the state of knowledge was collected from the Banco de Teses e Dissertações (CAPES) and 31 theses and dissertations were found. Therefore, this research concludes that inclusive education becomes effective when there is a partnership between the family and the school, thus offering support to the student, focusing on their individuality. It becomes possible for the school, in partnership with the family, to create a welcoming and inclusive environment and, above all, a quality education for students with disabilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFamília e Escolapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleRelação família e escola no processo de uma educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA relação família e escola é uma das formas de auxiliar a efetivação de uma educação inclusiva para os alunos com especificidades sejam físicas ou cognitivas. Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo: analisar a importância da relação entre a família e a escola na educação inclusiva e de qualidade, identificando os benefícios da educação inclusiva e da parceria entre a família e a escola, compreendendo os principais desafios enfrentados pela escola e a família para garantir a educação inclusiva e explorando e analisando pesquisas acerca do tema: “Relação Entre Família e Escola No Processo De Uma Educação Inclusiva”. Tendo como metodologia para a realização da pesquisa o aporte teórico e o estado do conhecimento. O levantamento de dados para o estado do conhecimento foi feito no Banco de Teses e Dissertações (CAPES) e foram encontrados, entre teses e dissertações, 31 trabalhos. Dessa forma, essa pesquisa conclui que a efetivação da educação inclusiva se dará a partir do momento em que exista uma parceria entre a família e a escola, oferecendo assim um suporte para o aluno, focando em sua individualidade. Sendo possível assim que a escola, em parceria com a família, construa um ambiente acolhedor e inclusivo e, principalmente, uma educação de qualidade para os alunos com deficiências.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relação entre Família e Escola no Processo de uma Educação Inclusiva.pdf770.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.