Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15233
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da leitura cartográfica no ensino de geopolítica - Um estudo aplicado ao 9o ano do ensino fundamental (2023-2024) |
Autor(es): | Lima, Alisson Carlos dos Santos |
Primeiro Orientador: | Fechine, José Alegnoberto Leite |
metadata.dc.contributor.referee1: | Figueirêdo, Carla Taciane |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marques, Leônidas de Santana |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso discute a importância das representações cartográficas para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, da alfabetização cartográfica e da compreensão geopolítica a partir do 9o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como objetivo realizar um estudo bibliográfico sobre algumas das principais teorias clássicas da geopolítica e o processo de ensino-aprendizagem desse campo de estudo. Além disso, investiga os prejuízos causados pela ausência de representações cartográficas na abordagem de conteúdos geopolíticos, que exigem interpretação histórica e espacial de questões complexas. Durante a regência no Estágio Supervisionado II em 2023, foram diagnosticados problemas na leitura cartográfica dos alunos. Como plano de intervenção, foi elaborado um questionário para uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental. Das 20 perguntas, 3 eram questões pessoais e 17 de múltipla escolha. A amostra contou com 28 alunos de uma escola pública do município de Paulo Afonso (BA), que responderam presencialmente ao questionário na tarde de 11 de setembro de 2024. Os resultados identificaram êxitos e lacunas em relação a questões básicas de localização e orientação, o que compromete significativamente a compreensão dos alunos sobre temas geopolíticos que exigem a visualização de informações complexas. Conclui-se, portanto, que a prática pedagógica com representações cartográficas é essencial para o desenvolvimento de competências que promovam, a princípio, a compreensão histórica e espacial dos alunos. |
Abstract: | This course conclusion work discusses the importance of cartographic representations for the development of geographic reasoning, cartographic literacy and geopolitical understanding from the 9th year of Elementary School onwards. The research aims to carry out a bibliographical study on some of the main classical theories of geopolitics and the teaching- learning process in this field of study. Furthermore, it investigates the damage caused by the absence of cartographic representations when approaching geopolitical content, which requires historical and spatial interpretation of complex issues. During Supervised Internship II in 2023, problems were diagnosed in the students' cartographic reading. As an intervention plan, a questionnaire was prepared for a 9th year elementary school class. Of the 20 questions, 3 were personal questions and 17 were multiple choice questions. The sample included 28 students from a public school in the city of Paulo Afonso (BA), who responded in person to the questionnaire on the afternoon of September 11, 2024. The results identified successes and gaps in relation to basic issues of location and orientation, which significantly compromises students' understanding of geopolitical topics that require the visualization of complex information. It is concluded, therefore, that pedagogical practice with cartographic representations is essential for the development of skills that promote, in principle, students' historical and spatial understanding. |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Cartografia Geopolítica Ensino Fundamental Educação Teaching Geography Cartography Geopolitics Elementary Education Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | LIMA, Alisson Carlos dos Santos. A importância da leitura cartográfica no ensino de geopolítica - Um estudo aplicado ao 9o ano do ensino fundamental (2023-2024). 81 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15233 |
Data do documento: | 21-out-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A importância da leitura cartográfica no Ensino de geopolítica - Um estudo aplicado ao 9º ano do Ensino Fundamental (2023 - 2024).pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.