06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122734956600182pt_BR
dc.contributor.referee1Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.referee2Marques, Leônidas de Santana-
dc.creatorLima, Alisson Carlos dos Santos-
dc.date.accessioned2025-01-02T22:28:17Z-
dc.date.available2025-01-02-
dc.date.available2025-01-02T22:28:17Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.citationLIMA, Alisson Carlos dos Santos. A importância da leitura cartográfica no ensino de geopolítica - Um estudo aplicado ao 9o ano do ensino fundamental (2023-2024). 81 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15233-
dc.description.abstractThis course conclusion work discusses the importance of cartographic representations for the development of geographic reasoning, cartographic literacy and geopolitical understanding from the 9th year of Elementary School onwards. The research aims to carry out a bibliographical study on some of the main classical theories of geopolitics and the teaching- learning process in this field of study. Furthermore, it investigates the damage caused by the absence of cartographic representations when approaching geopolitical content, which requires historical and spatial interpretation of complex issues. During Supervised Internship II in 2023, problems were diagnosed in the students' cartographic reading. As an intervention plan, a questionnaire was prepared for a 9th year elementary school class. Of the 20 questions, 3 were personal questions and 17 were multiple choice questions. The sample included 28 students from a public school in the city of Paulo Afonso (BA), who responded in person to the questionnaire on the afternoon of September 11, 2024. The results identified successes and gaps in relation to basic issues of location and orientation, which significantly compromises students' understanding of geopolitical topics that require the visualization of complex information. It is concluded, therefore, that pedagogical practice with cartographic representations is essential for the development of skills that promote, in principle, students' historical and spatial understanding.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectGeopolíticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectGeopoliticspt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA importância da leitura cartográfica no ensino de geopolítica - Um estudo aplicado ao 9o ano do ensino fundamental (2023-2024)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso discute a importância das representações cartográficas para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, da alfabetização cartográfica e da compreensão geopolítica a partir do 9o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como objetivo realizar um estudo bibliográfico sobre algumas das principais teorias clássicas da geopolítica e o processo de ensino-aprendizagem desse campo de estudo. Além disso, investiga os prejuízos causados pela ausência de representações cartográficas na abordagem de conteúdos geopolíticos, que exigem interpretação histórica e espacial de questões complexas. Durante a regência no Estágio Supervisionado II em 2023, foram diagnosticados problemas na leitura cartográfica dos alunos. Como plano de intervenção, foi elaborado um questionário para uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental. Das 20 perguntas, 3 eram questões pessoais e 17 de múltipla escolha. A amostra contou com 28 alunos de uma escola pública do município de Paulo Afonso (BA), que responderam presencialmente ao questionário na tarde de 11 de setembro de 2024. Os resultados identificaram êxitos e lacunas em relação a questões básicas de localização e orientação, o que compromete significativamente a compreensão dos alunos sobre temas geopolíticos que exigem a visualização de informações complexas. Conclui-se, portanto, que a prática pedagógica com representações cartográficas é essencial para o desenvolvimento de competências que promovam, a princípio, a compreensão histórica e espacial dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.