06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15225
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Literatura africana na educação básica: uma proposta de sequência didática
Autor(es): Alencar, Paulo Henrique Lacerda de
Primeiro Orientador: Santos, Vanusia Amorim Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ana Quitéria Menezes De Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Maria Edileuza da
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar uma proposta de plano de aula de leitura literária usando como estratégia de ensino o círculo literário de Rildo Cosson (2009). Baseados nas ideias de Candido (1995), destacamos a função humanizadora da arte literária e apresentamos o desenvolvimento de uma sequência didática com texto de literatura africana, em consonância com a Lei 10.639/2003 e atualizações. Os resultados indicam que a inclusão de textos de literatura africana enriquece o repertório cultural dos alunos, aumentando engajamento e interesse deles pela leitura. As discussões apontam para a necessidade de formação contínua dos professores, capacitando-os para abordar as obras literárias africanas e afro-brasileiras de forma crítica e contextualizada. Em conclusão, comprova-se que a integração da literatura africana no currículo escolar amplia os horizontes culturais dos estudantes e fortalece o respeito e a valorização das diferentes culturas, além de contribuir para a formação de leitores plenos.
Abstract: The objective of this paper is to present a proposed lesson plan for literary reading using Rildo Cosson's (2009) literary circle as a teaching strategy. Based on Candido's (1995) ideas, we highlight the humanizing function of literary art and present the development of a teaching sequence with texts from African literature, in accordance with Law 10.639/2003 and updates. The results indicate that the inclusion of texts from African literature enriches the cultural repertoire of students, increasing their engagement and interest in reading. The discussions point to the need for ongoing teacher training, enabling them to approach African and Afro-Brazilian literary works in a critical and contextualized manner. In conclusion, it is proven that the integration of African literature into the school curriculum broadens students' cultural horizons and strengthens respect and appreciation for different cultures, in addition to contributing to the formation of full readers.
Palavras-chave: Literatura africana
Educação básica
Sequência didática
Letramento literário
Diversidade cultural
Ensino e Aprendizagem
Plano de aula
African literature
Basic education
literary literacy
cultural diversity
teaching sequence
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: ALENCAR, Paulo Henrique Lacerda de. Literatura africana na educação básica: uma proposta de sequência didática. 39 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15225
Data do documento: 24-set-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LITERATURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA.pdf559.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.