Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15225
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Literatura africana na educação básica: uma proposta de sequência didática |
Autor(es): | Alencar, Paulo Henrique Lacerda de |
Primeiro Orientador: | Santos, Vanusia Amorim Pereira dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Ana Quitéria Menezes De Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Maria Edileuza da |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é mostrar uma proposta de plano de aula de leitura literária usando como estratégia de ensino o círculo literário de Rildo Cosson (2009). Baseados nas ideias de Candido (1995), destacamos a função humanizadora da arte literária e apresentamos o desenvolvimento de uma sequência didática com texto de literatura africana, em consonância com a Lei 10.639/2003 e atualizações. Os resultados indicam que a inclusão de textos de literatura africana enriquece o repertório cultural dos alunos, aumentando engajamento e interesse deles pela leitura. As discussões apontam para a necessidade de formação contínua dos professores, capacitando-os para abordar as obras literárias africanas e afro-brasileiras de forma crítica e contextualizada. Em conclusão, comprova-se que a integração da literatura africana no currículo escolar amplia os horizontes culturais dos estudantes e fortalece o respeito e a valorização das diferentes culturas, além de contribuir para a formação de leitores plenos. |
Abstract: | The objective of this paper is to present a proposed lesson plan for literary reading using Rildo Cosson's (2009) literary circle as a teaching strategy. Based on Candido's (1995) ideas, we highlight the humanizing function of literary art and present the development of a teaching sequence with texts from African literature, in accordance with Law 10.639/2003 and updates. The results indicate that the inclusion of texts from African literature enriches the cultural repertoire of students, increasing their engagement and interest in reading. The discussions point to the need for ongoing teacher training, enabling them to approach African and Afro-Brazilian literary works in a critical and contextualized manner. In conclusion, it is proven that the integration of African literature into the school curriculum broadens students' cultural horizons and strengthens respect and appreciation for different cultures, in addition to contributing to the formation of full readers. |
Palavras-chave: | Literatura africana Educação básica Sequência didática Letramento literário Diversidade cultural Ensino e Aprendizagem Plano de aula African literature Basic education literary literacy cultural diversity teaching sequence |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | ALENCAR, Paulo Henrique Lacerda de. Literatura africana na educação básica: uma proposta de sequência didática. 39 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15225 |
Data do documento: | 24-set-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LITERATURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA.pdf | 559.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.