06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vanusia Amorim Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/0841641614487512pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ana Quitéria Menezes De Oliveira-
dc.contributor.referee2Costa, Maria Edileuza da-
dc.creatorAlencar, Paulo Henrique Lacerda de-
dc.date.accessioned2025-01-02T19:17:37Z-
dc.date.available2025-01-02-
dc.date.available2025-01-02T19:17:37Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.identifier.citationALENCAR, Paulo Henrique Lacerda de. Literatura africana na educação básica: uma proposta de sequência didática. 39 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15225-
dc.description.abstractThe objective of this paper is to present a proposed lesson plan for literary reading using Rildo Cosson's (2009) literary circle as a teaching strategy. Based on Candido's (1995) ideas, we highlight the humanizing function of literary art and present the development of a teaching sequence with texts from African literature, in accordance with Law 10.639/2003 and updates. The results indicate that the inclusion of texts from African literature enriches the cultural repertoire of students, increasing their engagement and interest in reading. The discussions point to the need for ongoing teacher training, enabling them to approach African and Afro-Brazilian literary works in a critical and contextualized manner. In conclusion, it is proven that the integration of African literature into the school curriculum broadens students' cultural horizons and strengthens respect and appreciation for different cultures, in addition to contributing to the formation of full readers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subjectAfrican literaturept_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectliterary literacypt_BR
dc.subjectcultural diversitypt_BR
dc.subjectteaching sequencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleLiteratura africana na educação básica: uma proposta de sequência didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é mostrar uma proposta de plano de aula de leitura literária usando como estratégia de ensino o círculo literário de Rildo Cosson (2009). Baseados nas ideias de Candido (1995), destacamos a função humanizadora da arte literária e apresentamos o desenvolvimento de uma sequência didática com texto de literatura africana, em consonância com a Lei 10.639/2003 e atualizações. Os resultados indicam que a inclusão de textos de literatura africana enriquece o repertório cultural dos alunos, aumentando engajamento e interesse deles pela leitura. As discussões apontam para a necessidade de formação contínua dos professores, capacitando-os para abordar as obras literárias africanas e afro-brasileiras de forma crítica e contextualizada. Em conclusão, comprova-se que a integração da literatura africana no currículo escolar amplia os horizontes culturais dos estudantes e fortalece o respeito e a valorização das diferentes culturas, além de contribuir para a formação de leitores plenos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LITERATURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA.pdf559.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.