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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15204
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A educação escolar indígena uma reflexão sobre o caso do povo Xokó de Porto da Folha / Sergipe |
Autor(es): | Apolonio, Yatan Lima dos Santos |
Primeiro Orientador: | Lima, Lucas Gama |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Mônica Regina Nascimento dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Ivanilson Martins dos |
Resumo: | A luta pelo ensino diferenciado, específico e de qualidade é uma pauta dos povos indígenas no Brasil, assim o presente estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a Educação Escolar Indígena do povo Xokó de Sergipe. Para tanto, nesse estudo foi preciso refletir sobre os povos indígenas no âmbito da formação territorial brasileira, analisando as resistências percorridas pelos povos indígenas a partir do processo de invasão deste território pelo colonizador. Para assegurar uma investigação mais próxima da realidade, foi realizada uma pesquisa de campo na escola da etnia local, onde foram levantados questionamentos a respeito da relevância de um ensino diferenciado e de qualidade. A pesquisa fez uso de entrevistas aos profissionais de educação indígenas do povo Xokó, através de questionários semiestruturados. Por meio dessa investigação, nota-se a fragilidade do ensino escolar, sobretudo, no que diz respeito ao ensino diferenciado na escola Xokó, nota-se então a ausência de empenho do Estado em oferecer as condições objetivas para que os preceitos da educação escolar indígena possam ser devidamente efetivados. |
Abstract: | La lucha por una educación diferenciada, específica y de calidad es una agenda para los pueblos indígenas de Brasil, por lo que el presente estudio tiene como objetivo reflexionar sobre la Educación Escolar Indígena del pueblo Xokó de Sergipe. Para ello, en este estudio fue necesario reflexionar sobre los pueblos indígenas en el ámbito de la formación territorial brasileña, analizando la resistencia que enfrentaron los pueblos indígenas tras el proceso de invasión de este territorio por parte del colonizador. Para asegurar una investigación más cercana a la realidad, se realizó una investigación de campo en la escuela étnica local, donde se plantearon interrogantes sobre la relevancia de una enseñanza diferenciada y de calidad. La investigación utilizó entrevistas a profesionales de la educación indígena del pueblo Xokó, mediante cuestionarios semiestructurados. A través de esta investigación se advierte la fragilidad de la educación escolar, especialmente en lo que respecta a la enseñanza diferenciada en la escuela Xokó, la falta de compromiso del Estado para ofrecer condiciones objetivas para que los preceptos de la educación escolar indígena puedan ser adecuadamente implementados. |
Palavras-chave: | Educação escolar indígena Povo Xokó Ensino e aprendizagem Povos originários Porto da Folha - Sergipe |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | APOLONIO, Yatan Lima dos Santos. A educação escolar indígena: uma reflexão sobre o caso do povo Xokó de Porto da Folha/Sergipe. 67 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15204 |
Data do documento: | 5-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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