06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Lucas Gama-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3038677444493039pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Mônica Regina Nascimento dos-
dc.contributor.referee2Santos, Ivanilson Martins dos-
dc.creatorApolonio, Yatan Lima dos Santos-
dc.date.accessioned2024-12-31T15:16:04Z-
dc.date.available2024-12-31-
dc.date.available2024-12-31T15:16:04Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationAPOLONIO, Yatan Lima dos Santos. A educação escolar indígena: uma reflexão sobre o caso do povo Xokó de Porto da Folha/Sergipe. 67 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15204-
dc.description.abstractLa lucha por una educación diferenciada, específica y de calidad es una agenda para los pueblos indígenas de Brasil, por lo que el presente estudio tiene como objetivo reflexionar sobre la Educación Escolar Indígena del pueblo Xokó de Sergipe. Para ello, en este estudio fue necesario reflexionar sobre los pueblos indígenas en el ámbito de la formación territorial brasileña, analizando la resistencia que enfrentaron los pueblos indígenas tras el proceso de invasión de este territorio por parte del colonizador. Para asegurar una investigación más cercana a la realidad, se realizó una investigación de campo en la escuela étnica local, donde se plantearon interrogantes sobre la relevancia de una enseñanza diferenciada y de calidad. La investigación utilizó entrevistas a profesionales de la educación indígena del pueblo Xokó, mediante cuestionarios semiestructurados. A través de esta investigación se advierte la fragilidad de la educación escolar, especialmente en lo que respecta a la enseñanza diferenciada en la escuela Xokó, la falta de compromiso del Estado para ofrecer condiciones objetivas para que los preceptos de la educación escolar indígena puedan ser adecuadamente implementados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectPovo Xokópt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPovos origináriospt_BR
dc.subjectPorto da Folha - Sergipept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleA educação escolar indígena uma reflexão sobre o caso do povo Xokó de Porto da Folha / Sergipept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA luta pelo ensino diferenciado, específico e de qualidade é uma pauta dos povos indígenas no Brasil, assim o presente estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a Educação Escolar Indígena do povo Xokó de Sergipe. Para tanto, nesse estudo foi preciso refletir sobre os povos indígenas no âmbito da formação territorial brasileira, analisando as resistências percorridas pelos povos indígenas a partir do processo de invasão deste território pelo colonizador. Para assegurar uma investigação mais próxima da realidade, foi realizada uma pesquisa de campo na escola da etnia local, onde foram levantados questionamentos a respeito da relevância de um ensino diferenciado e de qualidade. A pesquisa fez uso de entrevistas aos profissionais de educação indígenas do povo Xokó, através de questionários semiestruturados. Por meio dessa investigação, nota-se a fragilidade do ensino escolar, sobretudo, no que diz respeito ao ensino diferenciado na escola Xokó, nota-se então a ausência de empenho do Estado em oferecer as condições objetivas para que os preceitos da educação escolar indígena possam ser devidamente efetivados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação escolar indígena uma reflexão sobre o caso do povo Xokó de Porto da FolhaSergipe.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.