06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15201
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel do livro didático no ensino de geografia na Escola Estadual Luiz Bastos em Canapi – AL
Autor(es): Vilar, Larissa Oliveira
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Francisca Maria Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Flávia Jorge de
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Raimunda Aurília Ferreira de
Resumo: Considerando a importância do uso do livro didático no ensino de Geografia, muitas das vezes, como único recurso didático das escolas públicas, surgiu a necessidade de investigar o papel do livro didático no contexto do ensino da Geografia na Escola Estadual Luiz Bastos no município de Canapi – AL. A investigação sobre esse tema parte da necessidade de estudos e de dados atuais em nível do município de Canapi em Alagoas, assim como da importância de se falar sobre a carência que a educação, enquanto formadora de cidadãos pensantes e atuantes da sociedade, enfrenta, enecessita ser estudada, ao mesmo tempo em que deve ser vista como o mais importante veículo de formação da sociedade. O objetivo principal da pesquisa é investigar o papel do livro didático no contexto do ensino da geografia na Escola Estadual Luiz Bastos no município de Canapi – AL utilizando-se, principalmente, de recursos metodológicos como a aplicação de questionários com os alunos e professores de geografia a fim de identificar como funciona o uso do livro didático de geografia e sua contribuição para o aprendizado dos alunos do ensino médio. No campo do ensino, com o mundo globalizado, cujas transformações exigem novos saberes, surgiu a exigência de novas práticas educativas na tentativa de substituir as ideias tradicionais na formação do saber pedagógico, com o intuito de discutir métodos e práticas educativas.Assim, por meio da atual pesquisaconseguimos fazer uma leitura da importância do livro de geografia para o ensino e sua contribuição enquanto principal recurso didático disponível e fundamental para auxiliar o professor na orientação dos alunos no ensino básico.
Abstract: Considering the importance of using the textbook in Geography teaching, often as the onlydidacticresource in publicschools, the needarose to investigate the role of the textbook in the context of Geography teaching at Luiz Bastos State School in the municipality of Canapi – AL. The investigationinto this topicstemsfrom the need for currentstudies and data at the municipal level in Canapi, Alagoas, as well as the importance of addressing the deficiencythateducation, as a former of thinking and activecitizens in society, faces, and needs to bestudied, at the same time that it shouldbeseen as the mostimportantvehicle for shapingsociety. The main objective of the research is to investigate the role of the textbook in the context of Geography teaching at Luiz Bastos State School in the municipality of Canapi – AL, primarilyusingmethodologicalresourcessuch as administeringquestionnaires to geography students and teachers to identifyhow the use of the geographytextbookfunctions and its contribution to the learning of high school students. In the field of education, with the globalized world, whosetransformationsdemand new knowledge, therehasarisen the requirement for new educational practices in anattempt to replacetraditionalideas in pedagogicalknowledgeformation, with the aim of discussing methods and educational practices. Thus, through the currentresearch, we are able to read the importance of the geographytextbook for teaching and its contribution as the mainavailable and fundamental didacticresource to assist the teacher in guiding students in basiceducation.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Livro didático
Ensino e aprendizagem
Escola Estadual Luiz Bastos
Canapi - Alagoas
Ensino médio
Textbook
School
Geography teaching
high school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: VILAR, Larissa Oliveira. O papel do livro didático no ensino de geografia na Escola Estadual Luiz Bastos em Canapi – AL. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15201
Data do documento: 5-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL LUIZ BASTOS EM CANAPI-AL.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.