06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Francisca Maria Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5579852884469516pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Flávia Jorge de-
dc.contributor.referee2Sousa, Raimunda Aurília Ferreira de-
dc.creatorVilar, Larissa Oliveira-
dc.date.accessioned2024-12-31T14:25:18Z-
dc.date.available2024-12-31-
dc.date.available2024-12-31T14:25:18Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationVILAR, Larissa Oliveira. O papel do livro didático no ensino de geografia na Escola Estadual Luiz Bastos em Canapi – AL. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15201-
dc.description.abstractConsidering the importance of using the textbook in Geography teaching, often as the onlydidacticresource in publicschools, the needarose to investigate the role of the textbook in the context of Geography teaching at Luiz Bastos State School in the municipality of Canapi – AL. The investigationinto this topicstemsfrom the need for currentstudies and data at the municipal level in Canapi, Alagoas, as well as the importance of addressing the deficiencythateducation, as a former of thinking and activecitizens in society, faces, and needs to bestudied, at the same time that it shouldbeseen as the mostimportantvehicle for shapingsociety. The main objective of the research is to investigate the role of the textbook in the context of Geography teaching at Luiz Bastos State School in the municipality of Canapi – AL, primarilyusingmethodologicalresourcessuch as administeringquestionnaires to geography students and teachers to identifyhow the use of the geographytextbookfunctions and its contribution to the learning of high school students. In the field of education, with the globalized world, whosetransformationsdemand new knowledge, therehasarisen the requirement for new educational practices in anattempt to replacetraditionalideas in pedagogicalknowledgeformation, with the aim of discussing methods and educational practices. Thus, through the currentresearch, we are able to read the importance of the geographytextbook for teaching and its contribution as the mainavailable and fundamental didacticresource to assist the teacher in guiding students in basiceducation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEscola Estadual Luiz Bastospt_BR
dc.subjectCanapi - Alagoaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjecthigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO papel do livro didático no ensino de geografia na Escola Estadual Luiz Bastos em Canapi – ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoConsiderando a importância do uso do livro didático no ensino de Geografia, muitas das vezes, como único recurso didático das escolas públicas, surgiu a necessidade de investigar o papel do livro didático no contexto do ensino da Geografia na Escola Estadual Luiz Bastos no município de Canapi – AL. A investigação sobre esse tema parte da necessidade de estudos e de dados atuais em nível do município de Canapi em Alagoas, assim como da importância de se falar sobre a carência que a educação, enquanto formadora de cidadãos pensantes e atuantes da sociedade, enfrenta, enecessita ser estudada, ao mesmo tempo em que deve ser vista como o mais importante veículo de formação da sociedade. O objetivo principal da pesquisa é investigar o papel do livro didático no contexto do ensino da geografia na Escola Estadual Luiz Bastos no município de Canapi – AL utilizando-se, principalmente, de recursos metodológicos como a aplicação de questionários com os alunos e professores de geografia a fim de identificar como funciona o uso do livro didático de geografia e sua contribuição para o aprendizado dos alunos do ensino médio. No campo do ensino, com o mundo globalizado, cujas transformações exigem novos saberes, surgiu a exigência de novas práticas educativas na tentativa de substituir as ideias tradicionais na formação do saber pedagógico, com o intuito de discutir métodos e práticas educativas.Assim, por meio da atual pesquisaconseguimos fazer uma leitura da importância do livro de geografia para o ensino e sua contribuição enquanto principal recurso didático disponível e fundamental para auxiliar o professor na orientação dos alunos no ensino básico.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL LUIZ BASTOS EM CANAPI-AL.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.