Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15150
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desafios e potencialidades da investigação temática freireana na construção de planejamentos curriculares participativos na formação inicial de pedagogos(as) no alto sertão de Alagoas |
Autor(es): | Santos, Bruna Dayseane Almeida dos |
Primeiro Orientador: | Bastos, Ana Paula Solino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Adriana Deodato |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barbalho, José Ivamilson Silva |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades e os desafios na construção de planejamentos curriculares pautados no processo de Investigação Temática – obtenção de Temas Geradores na formação inicial de pedagogas e pedagogos. Em termos metodológicos, os dados do estudo foram extraídos de portfólios construídos por licenciandas numa disciplina do curso de Pedagogia da UFAL – Campus do Sertão e analisados com base na Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2011). As categorias de análise foram construídas a posteriori tendo como referência a Teoria da Ação Dialógica (FREIRE, 1987), sendo assim organizadas: a) A escuta e o diálogo como princípios da colaboração na elaboração do planejamento; b) A união como fortalecimento do trabalho coletivo; c) A mobilização dos diferentes atores sociais como ato organizativo do planejamento d) Síntese Cultural expressa nos planos de aulas baseados no Tema Gerador. Destaca-se que apesar dos desafios encontrados, como o pouco tempo para a realização das atividades, as licenciandas compreendem a importância de processos educativos problematizadores e dialógicos, a fim de formar educadores(as) críticos(as) e humanizados(as), bem como a pertinência do uso de Temas Geradores na construção de conteúdos significativos. |
Abstract: | The present research aims to investigate the potentialities and challenges in the construction of curricular plans based on the Thematic Investigation process – obtaining Generative Themes in the initial training of pedagogues and pedagogues. In methodological terms, the study data were extracted from portfolios constructed by undergraduate students in a subject on the Pedagogy course at UFAL – Campus do Sertão and analyzed based on Discursive Textual Analysis (MORAES and GALIAZZI, 2011). The categories of analysis were constructed a posteriori with reference to the Theory of Dialogical Action (FREIRE, 1987), being organized as follows: a) Listening and dialogue as principles of collaboration in the preparation of planning; b) Union as a strengthening of collective work; c) The mobilization of different social actors as an organizational act of planning d) Cultural Synthesis expressed in lesson plans based on the Generating Theme. It is noteworthy that despite the challenges encountered, such as the little time to carry out the activities, the undergraduates understand the importance of problematizing and dialogical educational processes, in order to train critical and humanized educators, as well as such as the relevance of using Generative Themes in the construction of meaningful content. |
Palavras-chave: | Educação Investigação Temática Tema Gerador Planejamento curricular Paulo Freire Thematic Research Generator Theme Curriculum Planning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Bruna Dayseane Almeida dos. Desafios e potencialidades da investigação temática freireana na construção de planejamentos curriculares participativos na formação inicial de pedagogos(as) no alto sertão de Alagoas. 27 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15150 |
Data do documento: | 13-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.