06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Adriana Deodato-
dc.contributor.referee2Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.creatorSantos, Bruna Dayseane Almeida dos-
dc.date.accessioned2024-12-23T22:00:39Z-
dc.date.available2024-12-23-
dc.date.available2024-12-23T22:00:39Z-
dc.date.issued2023-10-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna Dayseane Almeida dos. Desafios e potencialidades da investigação temática freireana na construção de planejamentos curriculares participativos na formação inicial de pedagogos(as) no alto sertão de Alagoas. 27 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15150-
dc.description.abstractThe present research aims to investigate the potentialities and challenges in the construction of curricular plans based on the Thematic Investigation process – obtaining Generative Themes in the initial training of pedagogues and pedagogues. In methodological terms, the study data were extracted from portfolios constructed by undergraduate students in a subject on the Pedagogy course at UFAL – Campus do Sertão and analyzed based on Discursive Textual Analysis (MORAES and GALIAZZI, 2011). The categories of analysis were constructed a posteriori with reference to the Theory of Dialogical Action (FREIRE, 1987), being organized as follows: a) Listening and dialogue as principles of collaboration in the preparation of planning; b) Union as a strengthening of collective work; c) The mobilization of different social actors as an organizational act of planning d) Cultural Synthesis expressed in lesson plans based on the Generating Theme. It is noteworthy that despite the challenges encountered, such as the little time to carry out the activities, the undergraduates understand the importance of problematizing and dialogical educational processes, in order to train critical and humanized educators, as well as such as the relevance of using Generative Themes in the construction of meaningful content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInvestigação Temáticapt_BR
dc.subjectTema Geradorpt_BR
dc.subjectPlanejamento curricularpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectThematic Researchpt_BR
dc.subjectGenerator Themept_BR
dc.subjectCurriculum Planningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesafios e potencialidades da investigação temática freireana na construção de planejamentos curriculares participativos na formação inicial de pedagogos(as) no alto sertão de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades e os desafios na construção de planejamentos curriculares pautados no processo de Investigação Temática – obtenção de Temas Geradores na formação inicial de pedagogas e pedagogos. Em termos metodológicos, os dados do estudo foram extraídos de portfólios construídos por licenciandas numa disciplina do curso de Pedagogia da UFAL – Campus do Sertão e analisados com base na Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2011). As categorias de análise foram construídas a posteriori tendo como referência a Teoria da Ação Dialógica (FREIRE, 1987), sendo assim organizadas: a) A escuta e o diálogo como princípios da colaboração na elaboração do planejamento; b) A união como fortalecimento do trabalho coletivo; c) A mobilização dos diferentes atores sociais como ato organizativo do planejamento d) Síntese Cultural expressa nos planos de aulas baseados no Tema Gerador. Destaca-se que apesar dos desafios encontrados, como o pouco tempo para a realização das atividades, as licenciandas compreendem a importância de processos educativos problematizadores e dialógicos, a fim de formar educadores(as) críticos(as) e humanizados(as), bem como a pertinência do uso de Temas Geradores na construção de conteúdos significativos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.