06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15077
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino remoto emergencial, com uso dos recursos tecnológicos e o estágio supervisionado III: uma aprendizagem apenas possível ou realmente eficaz?
Autor(es): Souza, Jéssica Pereira de
Silva, Viviane Nayara Gomes da
Primeiro Orientador: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Noélia Rodrigues dos
Resumo: A presente monografia contém aspectos percebidos durante a fase de observação do Estágio Supervisionado III, obrigatório no curso de licenciatura em Pedagogia. O Estágio se configura como um momento em que o graduando põe em prática as técnicas, metodologias, abordagens e conceitos, apreendidos ao longo do curso, possibilitando entender o funcionamento da sala de aula, contribuir nas demandas do professor supervisor, além de corroborar com a relação escola-universidade. Em decorrência do cenário pandêmico foi necessário que houvesse adaptação do ensino ao formato virtual remoto. As observações e a regência, que seriam feitas diretamente na escola-campo de estágio, tiveram de ser realizadas virtualmente, em consonância com as plataformas e ambientes tecnológicos dos quais as escolas poderiam fazer uso. Assim procurou-se responder à pergunta: como estudantes das mais diversas redes de ensino, incluindo os de cursos superiores, e, principalmente os professores se adaptaram à realidade do ensino remoto? O objetivo do estágio é socializar osrecursos tecnológicos durante a pandemia, através do ensino remoto e descrever, analisar e refletir sobre os desafios e possibilidades do uso da tecnologia da informação na atividade pedagógica. Para esse período, apenas as escolas de Delmiro Gouveia – AL foram procuradas a fim de que recebessem os estagiários. Os dados aqui apresentados, referem-se às observações feitas durante todo o trajeto de estágio. Por fim, o presente trabalho apresenta contribuições importantes e necessárias através do uso de métodos inovadores e seus desafios nas aulas por meio da tecnologia em tempos de pandemia.
Abstract: This monograph contains aspects perceived during the observation phase of the Supervised Internship III, mandatory in the degree course in Pedagogy. The Internship is configured as a moment in which the student puts into practice the techniques, methodologies, approaches and concepts learned throughout the course, making it possible to understand the functioning of the classroom, contribute to the demands of the supervising teacher, in addition to corroborating with the school-university relationship. As a result of the pandemic scenario, it was necessary to adapt teaching to the remote virtual format. Observations and conducting, which would be done directly at the internship field school, had to be carried out virtually, in line with the technological platforms and environments that schools could make use of. Thus, an attempt was made to answer the question: how did students from the most diverse education systems, including higher education courses, and, especially teachers, adapt to the reality of remote teaching? The objective of the internship is to socialize technological resources during the pandemic, through remote teaching and to describe, analyze and reflect on the challenges and possibilities of using information technology in pedagogical activity. For this period, only schools in Delmiro Gouveia - AL were sought out in order to receive interns. The data presented here refer to observations made throughout the internship. Finally, the present work presents important and necessary contributions through the use of innovative methods and their challenges in classes through technology in times of pandemic.
Palavras-chave: Educação
Estágio supervisionado
Tecnologia Digital da Informação e da Comunicação – TDIC
Ensino remoto
Pandemia de COVID-19
Supervised internship
Covid-19 pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SOUZA, Jéssica Pereira da ; SILVA, Viviane Nayara Gomes da. Ensino remoto emergencial, com uso dos recursos tecnológicos e o estágio supervisionado III: uma aprendizagem apenas possível ou realmente eficaz?. 58 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15077
Data do documento: 19-abr-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSINO~1.PDF1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.