06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.creatorSouza, Jéssica Pereira de-
dc.creatorSilva, Viviane Nayara Gomes da-
dc.date.accessioned2024-12-16T14:04:12Z-
dc.date.available2024-12-16-
dc.date.available2024-12-16T14:04:12Z-
dc.date.issued2023-04-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Jéssica Pereira da ; SILVA, Viviane Nayara Gomes da. Ensino remoto emergencial, com uso dos recursos tecnológicos e o estágio supervisionado III: uma aprendizagem apenas possível ou realmente eficaz?. 58 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15077-
dc.description.abstractThis monograph contains aspects perceived during the observation phase of the Supervised Internship III, mandatory in the degree course in Pedagogy. The Internship is configured as a moment in which the student puts into practice the techniques, methodologies, approaches and concepts learned throughout the course, making it possible to understand the functioning of the classroom, contribute to the demands of the supervising teacher, in addition to corroborating with the school-university relationship. As a result of the pandemic scenario, it was necessary to adapt teaching to the remote virtual format. Observations and conducting, which would be done directly at the internship field school, had to be carried out virtually, in line with the technological platforms and environments that schools could make use of. Thus, an attempt was made to answer the question: how did students from the most diverse education systems, including higher education courses, and, especially teachers, adapt to the reality of remote teaching? The objective of the internship is to socialize technological resources during the pandemic, through remote teaching and to describe, analyze and reflect on the challenges and possibilities of using information technology in pedagogical activity. For this period, only schools in Delmiro Gouveia - AL were sought out in order to receive interns. The data presented here refer to observations made throughout the internship. Finally, the present work presents important and necessary contributions through the use of innovative methods and their challenges in classes through technology in times of pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectTecnologia Digital da Informação e da Comunicação – TDICpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19pt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleEnsino remoto emergencial, com uso dos recursos tecnológicos e o estágio supervisionado III: uma aprendizagem apenas possível ou realmente eficaz?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia contém aspectos percebidos durante a fase de observação do Estágio Supervisionado III, obrigatório no curso de licenciatura em Pedagogia. O Estágio se configura como um momento em que o graduando põe em prática as técnicas, metodologias, abordagens e conceitos, apreendidos ao longo do curso, possibilitando entender o funcionamento da sala de aula, contribuir nas demandas do professor supervisor, além de corroborar com a relação escola-universidade. Em decorrência do cenário pandêmico foi necessário que houvesse adaptação do ensino ao formato virtual remoto. As observações e a regência, que seriam feitas diretamente na escola-campo de estágio, tiveram de ser realizadas virtualmente, em consonância com as plataformas e ambientes tecnológicos dos quais as escolas poderiam fazer uso. Assim procurou-se responder à pergunta: como estudantes das mais diversas redes de ensino, incluindo os de cursos superiores, e, principalmente os professores se adaptaram à realidade do ensino remoto? O objetivo do estágio é socializar osrecursos tecnológicos durante a pandemia, através do ensino remoto e descrever, analisar e refletir sobre os desafios e possibilidades do uso da tecnologia da informação na atividade pedagógica. Para esse período, apenas as escolas de Delmiro Gouveia – AL foram procuradas a fim de que recebessem os estagiários. Os dados aqui apresentados, referem-se às observações feitas durante todo o trajeto de estágio. Por fim, o presente trabalho apresenta contribuições importantes e necessárias através do uso de métodos inovadores e seus desafios nas aulas por meio da tecnologia em tempos de pandemia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSINO~1.PDF1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.