00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Futebol, comunicação e redes sociais digitais: o impacto de perfis não-oficiais na imagem do Centro Sportivo Alagoano (CSA)
Autor(es): Silvestre, Isaias Vieira
Silva, Jéssica Maria dos Santos
Primeiro Orientador: Callou, Manuela Rau de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Sandra Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Willian Lima
Resumo: A presente monografia, intitulada Futebol, comunicação e redes sociais digitais: o impacto de perfis não-oficiais na imagem do Centro Sportivo Alagoano (CSA), tem como objetivo geral analisar como perfis não-oficiais que utilizam o nome do Centro Sportivo Alagoano (CSA) no Instagram impactam na imagem do time diante dos torcedores e da sociedade. Enquanto os objetivos específicos buscaram: I) compreender a opinião dos torcedores diante do fluxo de informações transmitidas pelas contas não-oficiais do time; II) conhecer como pensam o público destas páginas mediante ao que consomem produzido pelas mesmas. Consideramos a importância deste trabalho devido ao fato de que há a necessidade de entender se essas redes digitais interferem na construção da imagem do clube na sociedade brasileira, e também justifica-se este trabalho devido à escassez de trabalhos acadêmicos no campo das Relações Públicas com foco neste tema. A pesquisa tem uma abordagem quantitativa e qualitativa, através da realização de um formulário google forms, na qual o entrevistado teve um prazo de três semanas para responder. Como recorte metodológico, analisamos especificamente perfis e páginas não-oficiais do aplicativo Instagram que fossem relacionadas ao Centro Sportivo Alagoano (CSA). Para a análise dos dados coletados utilizamos autores das áreas das Ciências Sociais e da Comunicação Social, como: Oliveira (2016); Borba e Pessoa (2008); Cavalcanti e Braga (2016); Fleury et al (2014), Júnior e Salles (2015), Bulas (2014), Oliveira (2016), Cavalcanti e Braga (2016), Mokfianski e Alvetti, (2017); e Soares e Zago (2018), entre outros. Por fim percebemos que com o avanço e evolução das tecnologias os torcedores sentem-se à vontade para interagir nas redes sociais, vivenciando experiências e expondo opiniões no ciberespaço, tais ações podem levar a consequências ocasionando impactos fora dos gramados, devido a tamanha força que contém a internet nos dias de hoje, podendo atingir indivíduos como também a imagem de organizações.
Abstract: This monograph, entitled Football, communication and digital social networks: the impact of unofficial profiles on the image of Centro Sportivo Alagoano (CSA), has the general objective of analyzing how unofficial profiles that use the name of Centro Sportivo Alagoano (CSA) ) on Instagram impact the team's image in front of fans and society. While the specific objectives sought to: I) understand the opinion of fans in the face of the flow of information transmitted by the team's unofficial accounts; II) to know how the public of these pages think through what they consume produced by them. We consider the importance of this work due to the fact that there is a need to understand if these digital networks interfere in the construction of the club's image in Brazilian society, and this work is also justified due to the scarcity of academic works in the field of Public Relations with a focus on on this topic. The research has a quantitative and qualitative approach, through the completion of a google forms form, in which the interviewee had a period of three weeks to respond. As a methodological approach, we specifically analyzed profiles and unofficial pages of the Instagram application that were related to Centro Sportivo Alagoano (CSA). For the analysis of the collected data, we used authors from the areas of Social Sciences and Social Communication, such as: Oliveira (2016); Borba and Pessoa (2008); Cavalcanti and Braga (2016); Fleury et al (2014), Júnior and Salles (2015), Bulas (2014), Oliveira (2016), Cavalcanti and Braga (2016), Mokfianski and Alvetti, (2017); and Soares and Zago (2018), among others. Finally, we realize that with the advancement and evolution of technologies, fans feel free to interact on social networks, experiencing experiences and exposing opinions in cyberspace, such actions can lead to consequences causing impacts outside the lawns, due to such strength that it contains. the internet nowadays, being able to reach individuals as well as the image of organizations.
Palavras-chave: Futebol
Redes sociais
Comunicação popular
Centro Sportivo Alagoano
Relações públicas
Soccer
Social media
Popular communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: SILVESTRE, Isaias Vieira; SILVA, Jéssica Maria dos Santos. Futebol, comunicação e redes sociais digitais: o impacto de perfis não-oficiais na imagem do Centro Sportivo Alagoano (CSA). 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Instituto de Ciências, Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15042
Data do documento: 26-nov-2021
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