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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14988
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O repasse do FUNDEB versus o IDEB das escolas públicas |
Autor(es): | Silva, Josielma Caetano da Gomes, Viviane dos Santos |
Primeiro Orientador: | Barros, Anderson de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Valdemir da |
Resumo: | A educação pública não sobrevive sem investimento, na medida em que os recursos repassados para as unidades educacionais são importantíssimos para continuação desse serviço público, visto que há gastos relativos à área essenciais para a sua subsistência como por exemplo a remuneração do magistério. A maior parte dos recursos repassados a educação, especificamente ao ensino básico, vem de um fundo em que todos os Estados e o Distrito Federal contribuem, denominado de FUNDEB com a sua distribuição vinculada número de alunos matriculados nas respectivas redes de educação básica pública presencial. Já o IDEB traz à tona a evolução do ensino em questões de qualidade do aprendizado do aluno, estabelecendo metas individuais a cada dois anos a serem alcançadas por escolas, municípios, estados e o país, medindo a eficiência do ensino como um todo. Com isso o presente estudo verificará se existe alguma relação entre o investimento e o desempenho educacional na dependência administrativa dos municípios do estado de Alagoas. Fazendo um levantamento de dados em sites vinculados aos 102 municípios alagoanos, como suas prestações de contas aos órgãos responsáveis, a legislação, a contabilização e a aplicação dos recursos que recebem para custear principalmente os professores e a manutenção da unidade de ensino. Por conseguinte, através dos dados analisados contatou-se que o estado de Alagoas está em uma posição positiva se comparado com os outros estados do país, porém ao analisar individualmente cada município, verificando a distribuição dos recursos do FUNDEB e as notas alcançados no IDEB, pode-se concluir a ineficiência da gestão na área, relacionada até mesmo com a má interpretação da lei pelos servidores e consequentemente o não cumprimento correto da legislação na área educacional. |
Abstract: | Public education does not survive without investment, since the resources passed on to educational units are very important for the continuation of this public service, since there are expenses related to the area essential for their subsistence, such as the teaching fees. Most of the resources passed on to education, specifically to basic education, come from a fund to which all states and the Federal District contribute, called FUNDEB, with its distribution linked to the number of students enrolled in their present public basic education networks. IDEB brings to light the evolution of teaching on quality issues of student learning, setting individual goals every two years to be achieved by schools, municipalities, states and the country, measuring the efficiency of teaching as a whole. With this the present study will verify if there is any relation between the investment and the educational performance in the administrative dependence of the municipalities of the state of Alagoas. By collecting data from websites linked to 102 Alagoas municipalities, such as their accountability to the responsible agencies, the legislation, the accounting and the application of the resources they receive to fund mainly the teachers and the maintenance of the teaching unit. Therefore, through the data analyzed it was found that the state of Alagoas is in a positive position compared to the other states of the country, but when analyzing each municipality individually, checking the distribution of FUNDEB resources and the scores achieved in IDEB, The inefficiency of management in the area can be concluded, related even to the misinterpretation of the law by the servers and consequently the non-compliance with the legislation in the educational area. |
Palavras-chave: | Educação básica – Repasse financeiro Escolas públicas - Alagoas Financiamento da educação Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos profissionais da Educação (Brasil) FUNDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) Basic education – Financial transfer Public schools - Alagoas Education financing Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and the Appreciation of Education Professionals (Brazil) Basic Education Development Index (IDEB) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado |
Citação: | SILVA, Josielma Caetano da; GOMES, Viviane dos Santos. O repasse do FUNDEB versus o IDEB das escolas públicas. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14988 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC |
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