00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14985
Tipo: Dissertação
Título: O haicai na sala de aula: trilhas interpretativas em um percurso de formação de leitores literários no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Haiku in the classroom: interpretative trails in a path to training literary readers in elementary school
Autor(es): Tenório, Maria das Graças dos Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, Eliana Kefalás
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Giselly Lima de
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Adna de Almeida
Resumo: O presente trabalho, intitulado O haicai na sala de aula: trilhas interpretativas em um percurso de formação de leitores literários no ensino fundamental tem por objetivo contribuir para delinear uma perspectiva teórico-metodológica para o letramento literário em uma turma de 9º ano do ensino fundamental II, de uma escola pública do interior de Alagoas, a partir da leitura e da interpretação literária de poemas (em especial haicais) em rodas de conversas. No exercício da literatura, a prática da leitura e da interpretação do texto pode oportunizar experiências de descobertas e conexões de sentidos, por meio do trabalho com a materialidade das palavras a partir da leitura expressiva. Considerando que o trabalho com a leitura literária na escola carece de mais foco na interação do leitor com o texto, o que permite conhecer a força humanizadora da literatura, e que é importante promover de fato a formação literária dos estudantes nos espaços escolares, assim, esta pesquisa objetiva discutir e detalhar práticas de letramento literário a partir de atividades didáticas-pedagógicas diversificadas com haicais, com o foco na etapa da interpretação da sequência básica de Cosson (2014) e em exploração da leitura em voz alta como percurso interpretativo. O trabalho desenvolvido é de abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa-ação, embasada em Cosson (2014), Pinheiro (2018), Soares (2011), Iser (2002), Zumthor (2000), Oliveira (2023), dentre outros autores. Os instrumentos de registros utilizados foram: diário reflexivo da professora-pesquisadora, planos de aulas, gravação e transcrição de áudios e fotografias das práticas desenvolvidas durante as aulas. A pesquisa evidenciou que o trabalho pedagógico com a poesia contribuiu para promover o envolvimento dos jovens leitores com o universo da leitura poética do haicai, oportunizando ainda o estabelecimento de conexões intratextuais e extratextuais que permitiram uma experimentação sensível e humana da literatura.
Abstract: The present work, entitled the haiku in the classroom: interpretive paths in a literary reader development journey in elementary education, aims to contribute to delineating a methodological-theoretical approach perspective on literary literacy in a 9th-grade class of an elementary public school situated in a town in Alagoas. From literary reading and interpretations of poems (especially haikus) in discussion circles, in the exercise of literature, the practice of reading and interpreting a text may offer the opportunity to experience discoveries and connect meanings through work with the materiality of the words in expressive reading. Considering that the work with literary reading in schools needs to focus on the interaction of the reader with the text, this allows the understanding of the humanizing force of literature, and it is important to promote indeed the literary education of the students in the school environment. Thus, this research aims to discuss and detail literary literacy practices through diversified didacticpedagogical activities with haikus, focusing on the stage of interpreting Cosson's basic sequence (2014) and exploring reading out loud as an interpretative pathway. The developed work has a qualitative approach, it is an action research based on Cosson (2014), Pinheiro (2018), Soares (2011), Iser (2002), Zumthor (2000), Oliveira (2023), among other authors. The instruments used to collect data were: the teacher-researcher's reflective journals, lesson plans, audio recordings and transcriptions and photographs of the developed practices during classes. The research demonstrated that the pedagogical work with poetry in class (especially haikus) contributed to promote the involvement of young readers with the universe of poetic reading of haikus, demonstrating the opportunity to establish intratextual and extratextual connections that allowed a sensitive and human experimentation with literature.
Palavras-chave: Letramento - Literatura
Formação de leitores
Leitura vocalizada
Poesia
Literacy - Literature
Training of readers
Vocalized reading
Poetry
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: TENÓRIO, Maria das Graças dos Santos. O haicai na sala de aula : trilhas interpretativas em um percurso de formação de leitores literários no ensino fundamental. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN. Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. PROFLETRAS. Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14985
Data do documento: 25-mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.