00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14969
Tipo: Dissertação
Título: A Engenharia didática como metodologia para a construção do Conceito de área no ensino médio
Autor(es): Silva, Rodolfo dos Santos
Primeiro Orientador: Melo, Vânio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, José da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Givaldo Oliveira dos
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de desenvolver os conceitos de áreas de figuras planas por meio de uma Sequência Didática norteado pela metodologia da Engenharia Didática tendo como variáveis globais o Geogebra, a história da matemática e a cultura local relacionada à produção artesanal do filé. A equência será composta por quatro problemas que foram elaborados de acordo com análises de livros didáticos e aplicação de uma atividade diagnóstica. Aplicou-se uma atividade prática que tem por objetivo relacionar a matemática formal com a matemática intuitiva praticada na Etnomatemática usando conhecimentos utilizados por artesãos.
Abstract: This work aims to develop the concepts of areas of flat figures through a Didactic Sequence guided by the methodology of Didactic Engineering having as global variables the Geogebra, the history of mathematics and the local culture related to the artisanal production of the fillet. The sequence will consist of four problems that were elaborated according to textbook analysis and application of a diagnostic activity. A practical activity was applied that aims to relate formal mathematics to the intuitive mathematics practiced in Ethnomathematics using knowledge used by craftsmen.
Palavras-chave: Engenharia Didática
Etnomatemática
Geogebra
Geometria Plana
Sequência Didática
Didactic Engineering
Ethnomathematics
Geogebra
Plane Geometry
Didactic Sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, Rodolfo dos Santos. A Engenharia didática como metodologia para a construção do Conceito de área no ensino médio. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14969
Data do documento: 14-mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Engenharia didática como metodologia para a construção do Conceito de área no ensino médio.pdf4.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.