Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14969
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Engenharia didática como metodologia para a construção do Conceito de área no ensino médio |
Autor(es): | Silva, Rodolfo dos Santos |
Primeiro Orientador: | Melo, Vânio Fragoso de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Guerra, Ediel Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barros, José da Silva |
metadata.dc.contributor.referee4: | Santos, Givaldo Oliveira dos |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de desenvolver os conceitos de áreas de figuras planas por meio de uma Sequência Didática norteado pela metodologia da Engenharia Didática tendo como variáveis globais o Geogebra, a história da matemática e a cultura local relacionada à produção artesanal do filé. A equência será composta por quatro problemas que foram elaborados de acordo com análises de livros didáticos e aplicação de uma atividade diagnóstica. Aplicou-se uma atividade prática que tem por objetivo relacionar a matemática formal com a matemática intuitiva praticada na Etnomatemática usando conhecimentos utilizados por artesãos. |
Abstract: | This work aims to develop the concepts of areas of flat figures through a Didactic Sequence guided by the methodology of Didactic Engineering having as global variables the Geogebra, the history of mathematics and the local culture related to the artisanal production of the fillet. The sequence will consist of four problems that were elaborated according to textbook analysis and application of a diagnostic activity. A practical activity was applied that aims to relate formal mathematics to the intuitive mathematics practiced in Ethnomathematics using knowledge used by craftsmen. |
Palavras-chave: | Engenharia Didática Etnomatemática Geogebra Geometria Plana Sequência Didática Didactic Engineering Ethnomathematics Geogebra Plane Geometry Didactic Sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | SILVA, Rodolfo dos Santos. A Engenharia didática como metodologia para a construção do Conceito de área no ensino médio. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14969 |
Data do documento: | 14-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Engenharia didática como metodologia para a construção do Conceito de área no ensino médio.pdf | 4.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.