00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vânio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee2Barros, José da Silva-
dc.contributor.referee4Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.creatorSilva, Rodolfo dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9957370728419197pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-02T20:47:31Z-
dc.date.available2024-12-02-
dc.date.available2024-12-02T20:47:31Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.citationSILVA, Rodolfo dos Santos. A Engenharia didática como metodologia para a construção do Conceito de área no ensino médio. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14969-
dc.description.abstractThis work aims to develop the concepts of areas of flat figures through a Didactic Sequence guided by the methodology of Didactic Engineering having as global variables the Geogebra, the history of mathematics and the local culture related to the artisanal production of the fillet. The sequence will consist of four problems that were elaborated according to textbook analysis and application of a diagnostic activity. A practical activity was applied that aims to relate formal mathematics to the intuitive mathematics practiced in Ethnomathematics using knowledge used by craftsmen.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectGeometria Planapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectDidactic Engineeringpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectPlane Geometrypt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA Engenharia didática como metodologia para a construção do Conceito de área no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de desenvolver os conceitos de áreas de figuras planas por meio de uma Sequência Didática norteado pela metodologia da Engenharia Didática tendo como variáveis globais o Geogebra, a história da matemática e a cultura local relacionada à produção artesanal do filé. A equência será composta por quatro problemas que foram elaborados de acordo com análises de livros didáticos e aplicação de uma atividade diagnóstica. Aplicou-se uma atividade prática que tem por objetivo relacionar a matemática formal com a matemática intuitiva praticada na Etnomatemática usando conhecimentos utilizados por artesãos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Engenharia didática como metodologia para a construção do Conceito de área no ensino médio.pdf4.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.