00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14930
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação Organizacional: a influência da comunicação interna e externa nas vendas de um restaurante em Maceió – AL
Autor(es): Lobo, Inara Maria Cândido
Primeiro Orientador: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Edilson dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Lucas Silva de
Resumo: A comunicação é uma importante aliada para o crescimento de uma empresa, dentro deste contexto o objetivo desse trabalho é apresentar a importância da comunicação interna e externa nas vendas de um restaurante, nele foi buscado analisar a esses dois pontos através de questionários aplicados com os clientes do estabelecimento.A fundamentação teórica aplicada foi baseada no tema, buscando compreender a importância da comunicação para o crescimento de uma organização, dividindo o tema em comunicação interna e externa, e explicando algumas das variações que possuem cada uma delas. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas com clientes internos e externos da empresa para que seja entendido como eles interpretam a comunicação da empresa analisada, e através disso gerar conclusões sobre de qual forma a organização vem realizando sua comunicação e quais os pontos podem ser aperfeiçoados, e consequentemente gerar melhores resultados, inclusive em suas vendas.
Abstract: Communication is an important ally for the growth of a company, within this context the objective of this work is to present the importance of internal and external communication in the sales of a restaurant, in it was sought to analyze these two points through questionnaires applied with the customers of the establishment. The theoretical foundation applied was based on the theme, seeking to understand the importance of communication for the growth of an organization, dividing the theme into internal and external communication, and explaining some of the variations that each of them have. For data collection, interviews were conducted with internal and external customers of the company to understand how they interpret the communication of the analyzed company, and through this generate conclusions about how the organization has been carrying out its communication and what points can be improved, and consequently generate better results, including in its sales.
Palavras-chave: Comunicação interna
Comunicação externa
Clientes
Vendas
Internal communication
External communication
Clients
Sales
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: LOBO, Inara Maria Cândido. Comunicação Organizacional: a influência da comunicação interna e externa nas vendas de um restaurante em Maceió – AL. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14930
Data do documento: 27-mar-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.