00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4652763314552430pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bulhões, Thaynara Maria Pontes-
dc.contributor.referee1Moreira, Rossana Teotônio De Farias-
dc.contributor.referee2Alves, Rayssa Francielly dos Santos-
dc.creatorLira, Felipe Franklin Leite-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0302310458045436pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-26T14:48:11Z-
dc.date.available2025-11-26-
dc.date.available2024-11-26T14:48:11Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.citationLIRA, Felipe Franklin Leite. Produção de uma cartilha sobre saúde e educação em sexualidade para adolescentes com transtorno do espectro autista. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14912-
dc.description.abstractIntroduction: Adolescence is a period of significant physical and emotional changes, which is equally challenging for individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD). However, these adolescents often face additional difficulties in understanding and integrating these changes due to their specific cognitive and sensory characteristics. Objective: To describe the development of a booklet on Health and Sexuality Education aimed at adolescents with Autism Spectrum Disorder. Methodology: This is a methodological research study divided into six stages: 1. Literature review; 2. Analysis and data extraction from scientific productions; 3. Production of the booklet’s pre-textual elements (cover, table of contents, and introduction); 4. Production of the booklet’s post-textual elements (conclusion, acknowledgments, and references); 5. Development of the booklet’s topics; 6. Final review of the booklet’s content. Results: The material was created using the Canva® tool (www.canva.com). The digital booklet was developed to provide clear and accessible information on the topic, with characters designed to enhance interaction with the target audience and colors and fonts chosen to ensure accessibility for all readers. It was organized into the following thematic units: Body changes; Sexual relationships; Affective relationships; Self-protection. Discussion: The booklet aimed to provide adolescents with Autism Spectrum Disorder with information to help them understand the changes occurring in their bodies and interact safely and healthily. Conclusion: The creation of the booklet on health and sexual education for adolescents with ASD is a highly relevant initiative, addressing a gap in educational materials adapted to this audience's needs. It also serves as an educational tool for parents, caregivers, educators, and healthcare professionals, such as nurses, who can use it to enhance communication and support provided to adolescents with ASD, contributing to more inclusive and safer care.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Enfermagem - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEducação Sexualpt_BR
dc.subjectAssistência à saúdept_BR
dc.subjectGuia Informativopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectSexual Educationpt_BR
dc.subjectHealth Carept_BR
dc.subjectInformative Guidept_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PSIQUIATRICApt_BR
dc.titleProdução de uma cartilha sobre saúde e educação em sexualidade para adolescentes com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A adolescência é um período de significativas mudanças físicas e emocionais, que é igualmente desafiador para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. No entanto, esses adolescentes frequentemente enfrentam dificuldades adicionais na compreensão e na integração dessas mudanças devido a suas características cognitivas e sensoriais específicas. Objetivo: Descrever a construção de uma cartilha sobre Saúde e Educação em Sexualidade direcionada ao público de adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica, dividida em seis etapas: 1. Revisão de literatura 2. Análise e extração de dados das produções científicas; 3. Produção dos elementos pré-textuais da cartilha (capa, sumário e apresentação); 4. Produção dos elementos pós-textuais da cartilha (conclusão, agradecimentos e referências); 5. Produção dos tópicos da cartilha; 6. Revisão final do conteúdo da cartilha. Resultados: O material foi elaborado através da ferramenta Canva® (www.canva.com). A cartilha digital foi desenvolvida buscando apresentar informações claras e acessíveis sobre o tema com personagens desenvolvidos para melhor interação com o público e com cores e tipografias que visam assegurar que o conteúdo seja acessível a todos. Foi organizada utilizando-se as seguintes unidades temáticas: Mudanças no corpo; Relações sexuais; Relações afetivas; Autoproteção. Discussão: O material elaborado teve como propósito, promover informações aos adolescentes com Transtorno do Espectro Autista para compreenderem as modificações que ocorrem em seus corpos e a interagirem de forma segura e saudável Conclusão: A criação da cartilha sobre saúde e educação sexual para adolescentes com TEA é uma iniciativa de grande relevância, visando preencher uma lacuna existente em materiais educativos adaptados às necessidades desse público. O material também serve como ferramenta educativa para pais, cuidadores, educadores e profissionais de saúde, como enfermeiros, que podem utilizá-lo para melhorar a comunicação e o suporte oferecido a adolescentes com TEA, contribuindo para um atendimento mais inclusivo e seguro.pt_BR
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