Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14875
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As estratégias didáticas: desafios durante o estágio supervisionado de ciências e biologia |
Autor(es): | Reis, Misael Catarina |
Primeiro Orientador: | Santos, Lilian Carmen Lima dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Aleilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Júlio Cesar de Oliveira |
Resumo: | O estágio supervisionado é um momento importante na formação docente. O estágio visa a preparação para o ambiente de trabalho, sendo um recorte da vivência docente, é obrigatório para a formação do licenciando, sendo parte do projeto pedagógico do curso. O estágio é um momento de aprendizagem, com isso o licenciando irá se deparar com diversos desafios relacionados com a carreira docente. Com isso fez-se necessário entender melhor sobre o tema, partindo da questão: Quais os desafios enfrentados durante o Estágio Supervisionado em relação ao Estratégias didáticas? Para responder à questão da pesquisa, fez-se necessário traçar o seguinte objetivo geral: Compreender os desafios enfrentados durante o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório em relação ao Planejamento didático relacionado às estratégias didáticas. a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa descritiva, com características de pesquisa de observação participante. Os dados foram obtidos a partir da leitura dos relatórios do Estágio Curricular supervisionado Obrigatório foi possível descrever e categorizar as Estratégias didáticas ocorridas durante o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório de regência. Com a leitura e dos relatórios foi possível observar e descrever os desafios presenciados durante os momentos de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. |
Abstract: | The supervised internship is an important moment in teacher training. The internship aims to prepare students for the work environment and is a part of their teaching experience. It is compulsory for undergraduates and is part of the course's pedagogical project. The internship is a time of learning, so the student will encounter various challenges related to a teaching career. It was therefore necessary to gain a better understanding of the subject, starting with the question: What are the challenges faced during the supervised internship in relation to teaching strategies? In order to answer the research question, it was necessary to outline the following general objective: To understand the challenges faced during the Compulsory Supervised Curricular Internship in relation to didactic planning related to didactic strategies. the research has a descriptive qualitative approach, with characteristics of participant observation research. The data was obtained by reading the reports of the Compulsory Supervised Curricular Internship and it was possible to describe and categorize the Didactic Strategies that occurred during the Compulsory Supervised Curricular Internship. By reading and analyzing the reports, it was possible to observe and describe the challenges faced during the Mandatory Supervised Curricular Internship. |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado – Ciências Biológicas Estratégia didática Planejamento didático Supervised internship Didactic strategies Didactic planning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | REIS, Misael Catarina. As estratégias didáticas: desafios durante o estágio supervisionado de ciências e biologia. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14875 |
Data do documento: | 3-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As estratégias didáticas_desafios durante o estágio supervisionado de ciências e biologia.pdf | As estratégias didáticas: desafios durante o estágio supervisionado de ciências e biologia | 600.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.