06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Libardi, Suzana Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814597460334566pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.referee2Pereira, Fábio Hoffmann-
dc.creatorSouza, Lisa Victória Lopes Gonzaga de-
dc.date.accessioned2024-11-20T00:09:47Z-
dc.date.available2024-11-19-
dc.date.available2024-11-20T00:09:47Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Lisa Victória Lopes Gonzaga de. Práticas culturais de crianças quilombolas no sertão nordestino. 35 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14867-
dc.description.abstractThis work registers cultural practices of young generations of a quilombola community in the northeast Sertão, located in Água Branca-AL, Brazil. It was conducted 11 workshops with 37 quilombola children and 2 elder people of the community. Considering the children protagonism in the field work, we walked with them in the territory and it was promoted group conversations, intergenerational dialogues, popular play and manual production of toys teached by individuals of those generations. Based on the field work, the younger participants showed their quilombola identity essentially associated with what they do in the territory; involving specific cultural practices based on their generational place as children. We identified as cultural practices examples: popular songs; ximbra; handcraft corn dolls and shuttlecocks; small cars made by banana tree and/or used can; to engage or not in the local craftwork production; to sing and dance funk. Based on those experiences and in the childish culture studies, it was observed that children preserve part of the popular tradition, passed down from generation to generation, and simultaneously they catalyze some local cultural transformations. In terms of conclusion, it is relevant to deconstruct the quilombos’ generalized image only as a locus of tradition reproduction and transmission, as well as to characterize children mainly as receptors of elder people culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas culturaispt_BR
dc.subjectComunidade Quilombolapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectGeraçõespt_BR
dc.subjectÁgua Branca - Alagoaspt_BR
dc.subjectSertão alagoanopt_BR
dc.subjectCultural practicespt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectGenerationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titlePráticas culturais de crianças quilombolas no sertão nordestinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de práticas culturais das gerações mais novas de uma comunidade quilombola do Sertão nordestino, localizada no município de Água Branca-AL, Brasil. Foram realizadas 11 oficinas com 37 crianças quilombolas e 2 idosas. A partir do protagonismo das crianças, foram executadas caminhadas pelo território, rodas de conversas, diálogos intergeracionais, brincadeiras e confecção de brinquedos ensinados por essas gerações. Com as atividades realizadas, os/as participantes mais jovens explicitaram sua identidade quilombola ligada essencialmente ao que fazem no território; envolvendo práticas culturais específicas da sua posição geracional enquanto crianças. Identificamos como exemplos dessas práticas: cantigas populares; brincar de ximbra; confeccionar bonecas e petecas de milho, carrinhos de bananeira e/ou de lata; se envolver (ou não) no artesanato local; cantar e dançar funk. Com base nestas experiências e nos estudos de culturas infantis, compreendemos que, ao mesmo tempo em que as crianças preservam parte da tradição popular, passada de geração em geração, elas também são catalisadoras de algumas transformações culturais locais. Como conclusão, é relevante a desconstrução da imagem generalizada dos quilombos apenas como locus de transmissão e reprodução das tradições, bem como das crianças marcadamente como receptoras da cultura dos/as mais velhos/as.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas culturais de crianças quilombolas no sertão nordestino.pdf693.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.