00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14829
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios de ensino de física no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The challenges of teaching physics in high school
Autor(es): Silva, Diego Henrique Emídio da
Primeiro Orientador: Baggio, André Luís
metadata.dc.contributor.referee1: Leão Neto, José Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Claudino, Fernando
Resumo: Este estudo propôs a provocar uma abordagem reflexiva sobre as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da disciplina de Física no Ensino Médio. A escolha dessa temática para dirigir nosso olhar investigativo se deu em função de ser o período, no caso, ensino médio, que prepara mais de perto os alunos, como cidadãos para enfrentar um mundo globalizado, com uma sociedade altamente envolvida com as tecnologias e o mercado profissional, exigindo pessoas com formações qualificadas para enfrentar a concorrência acirrada. Foi preciso desenvolver uma pesquisa qualitativa bibliográfica que nos apresentasse os principais estudos e pesquisas desenvolvidas nessa área e suas respectivas conclusões. Através dos dados colhidos e de nossas análises foi possível identificar os possíveis principais pontos do problema, com suas influências e consequências. As causas desses problemas têm ligações com as necessidades que a Escola: estadual, particular ou municipal apresentam, e por sua vez, a falta de ensino multidisciplinar na grade, a persistência a aula tradicional, assim, havendo uma distância da realidade que os alunos do Ensino Médio presenciam. A expectativa é que essa reflexão, provoque novas publicações e discussões que apresentem novas metodologias de ensino de física que torne esta disciplina mais atrativa aos alunos, tirando a imagem de que é uma disciplina sem relevância e motive-os a se tornarem questionadores e buscadores de conhecimentos no que diz respeito a ciência e quiçá um cientista.
Abstract: This study applies in High School to a reflective approach to teaching the entire teaching and learning of the subject. The choice of this theme to direct our investigative look took place in case of function of being the period, high school, that prepares students more closely, as citizens prepare to face a highly globalized society with technologies and professional market, people hired with training prepared to face fierce competition. Develop a qualitative bibliographic research that would present the main studies and research carried out in the area and their construction needs. Through the data collected and possible from our research, it was possible to identify the main points, with their influences and consequences. The causes have problems of connections with the needs that the state, private or municipal School proposes, and in turn, the lack of multidisciplinary teaching in the grade, thus, lack of distance from the traditional class, thus, there is a distance from a reality from which high school students witness. The discipline of publications is the reflection that seeks and looks for new reasons to present and the students' knowledge not related to science and maybe being a scientist of science.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Física (Ensino médio)
Metodologias de ensino
Professores de física
Teaching and learning
Physics (High School)
Teaching methodologies
Physics teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física - Licenciatura
Citação: SILVA, Diego Henrique Emídio da. Os desafios de ensino de física no ensino médio. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14829
Data do documento: 25-abr-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os desafios de ensino de física no ensino médio.pdfOs desafios de ensino de física no ensino médio219.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.