00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baggio, André Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9387208061003339pt_BR
dc.contributor.referee1Leão Neto, José Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7630576321955496pt_BR
dc.contributor.referee2Claudino, Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3389906376103749pt_BR
dc.creatorSilva, Diego Henrique Emídio da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8954596311145328pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-18T17:53:46Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-18T17:53:46Z-
dc.date.issued2022-04-25-
dc.identifier.citationSILVA, Diego Henrique Emídio da. Os desafios de ensino de física no ensino médio. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14829-
dc.description.abstractThis study applies in High School to a reflective approach to teaching the entire teaching and learning of the subject. The choice of this theme to direct our investigative look took place in case of function of being the period, high school, that prepares students more closely, as citizens prepare to face a highly globalized society with technologies and professional market, people hired with training prepared to face fierce competition. Develop a qualitative bibliographic research that would present the main studies and research carried out in the area and their construction needs. Through the data collected and possible from our research, it was possible to identify the main points, with their influences and consequences. The causes have problems of connections with the needs that the state, private or municipal School proposes, and in turn, the lack of multidisciplinary teaching in the grade, thus, lack of distance from the traditional class, thus, there is a distance from a reality from which high school students witness. The discipline of publications is the reflection that seeks and looks for new reasons to present and the students' knowledge not related to science and maybe being a scientist of science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de físicapt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectPhysics (High School)pt_BR
dc.subjectTeaching methodologiespt_BR
dc.subjectPhysics teacherspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleOs desafios de ensino de física no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of teaching physics in high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo propôs a provocar uma abordagem reflexiva sobre as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da disciplina de Física no Ensino Médio. A escolha dessa temática para dirigir nosso olhar investigativo se deu em função de ser o período, no caso, ensino médio, que prepara mais de perto os alunos, como cidadãos para enfrentar um mundo globalizado, com uma sociedade altamente envolvida com as tecnologias e o mercado profissional, exigindo pessoas com formações qualificadas para enfrentar a concorrência acirrada. Foi preciso desenvolver uma pesquisa qualitativa bibliográfica que nos apresentasse os principais estudos e pesquisas desenvolvidas nessa área e suas respectivas conclusões. Através dos dados colhidos e de nossas análises foi possível identificar os possíveis principais pontos do problema, com suas influências e consequências. As causas desses problemas têm ligações com as necessidades que a Escola: estadual, particular ou municipal apresentam, e por sua vez, a falta de ensino multidisciplinar na grade, a persistência a aula tradicional, assim, havendo uma distância da realidade que os alunos do Ensino Médio presenciam. A expectativa é que essa reflexão, provoque novas publicações e discussões que apresentem novas metodologias de ensino de física que torne esta disciplina mais atrativa aos alunos, tirando a imagem de que é uma disciplina sem relevância e motive-os a se tornarem questionadores e buscadores de conhecimentos no que diz respeito a ciência e quiçá um cientista.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os desafios de ensino de física no ensino médio.pdfOs desafios de ensino de física no ensino médio219.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.