06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Valença, Paulo José Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4527259957116689pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Marcos Alexandre de Morais-
dc.contributor.referee2Alves, Murilo Cavalcante-
dc.creatorSantana, Magda Vieira Braz-
dc.date.accessioned2024-11-18T14:43:02Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-18T14:43:02Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationSANTANA, Magda Vieira Braz. A metamorfose fantástica: carência, inadaptação e crítica social no conto Teleco, o coelhinho, de Murilo Rubião. 43 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14822-
dc.description.abstractThe present work deals with aspects of the literary fantastic in the short story Teleco, o coelhinho, by the minas gerais author Murilo Rubião. To establish the theoretical basis about the fantastic genre, we rely on the theories elaborated by Tzvetan Todorov, in Introdução a literatura fantastica (1975); Selma Calazans Rodrigues, in O fantástico (1988) and Maria Cristina Batalha, O fantástico brasileiro; contos esquecidos (2011). We also approach the short story genre and its main features from Massaud Moises (A criação literária: Prosa ,2006), Alfredo Bosi (Situação e formas do conto brasileiro contemporâneo, 1975) and Nadia Battella Gotlib, Teoria do conto, 1985). Through the tale, the various metamorphoses of Teleco will be studied and analyzed, resources responsible for the large establishment of the fantastic universe in the Murilian narrative, in view of an intention that we judge from criticism of modern society in its dehumanizing aspects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectConto brasileiropt_BR
dc.subjectLiteratura fantásticapt_BR
dc.subjectCrítica socialpt_BR
dc.subjectTeleco, o coelhinho - Contopt_BR
dc.subjectMurilo Rubiãopt_BR
dc.subjectFantastic literaturept_BR
dc.subjectShort storypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleA metamorfose fantástica: carência, inadaptação e crítica social no conto Teleco, o coelhinho, de Murilo Rubiãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata de aspectos do fantástico literário no conto Teleco, o coelhinho, do autor mineiro Murilo Rubião. Para firmar a base teórica acerca do gênero fantástico, baseamo-nos nas teorias elaboradas por Tzvetan Todorov, em Introdução à Literatura Fantástica (1975); Selma Calazans Rodrigues, em O fantástico (1988) e Maria Cristina Batalha, O fantástico brasileiro; contos esquecidos (2011). Abordamos também o gênero conto e suas principais características a partir de Massaud Moises (A Criação Literária: Prosa, 2006); Alfredo Bosi (Situação e formas do conto brasileiro contemporâneo, 1975) e Nadia Battella Gotlib (Teoria do conto, 1985). Através do conto, serão estudadas e analisadas as diversas metamorfoses de Teleco, recursos responsáveis pela instauração em larga medida do universo fantástico na narrativa muriliana, em vista de uma intenção que julgamos de crítica da sociedade moderna em seus aspectos desumanizantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.