Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14816
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Proposta de experimentos de baixo custo para o ensino de física: uma abordagem criativa e acessível |
Título(s) alternativo(s): | Proposal for low-cost experiments for teaching physics: a creative and accessible approach |
Autor(es): | Santos, Rivaldo Alexandre dos |
Primeiro Orientador: | Lira, Sérgio Henrique Albuquerque |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Elton Malta |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sampaio, David Vieira |
Resumo: | O presente trabalho tem como propósito propor e explorar atividades experimentais no ensino de Física do Ensino Médio, especialmente quando empregadas com materiais de baixo custo. Em um contexto educacional em constante evolução, é fundamental abordar estratégias que promovam a aprendizagem significativa, despertando o interesse dos estudantes e proporcionando uma compreensão mais profunda dos conceitos físicos. Ao utilizar materiais acessíveis, busca-se não apenas a economia de recursos, mas também a democratização do acesso ao conhecimento científico, incentivando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Este trabalho propõe a realização de uma gincana educacional ou atividade experimental como parte de um estudo de caso para investigar seus impactos no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades dos alunos. Ao envolver os estudantes em uma abordagem mais prática e interativa, busca-se explorar como essa metodologia pode estimular a curiosidade, a colaboração e o pensamento crítico, contribuindo para uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora e motivadora. Serão apresentadas 3 propostas de atividades para a gincana: na área da mecânica com o experimento de queda livre; movimentos oscilatórios através do pêndulo simples; e eletrodinâmica com o eletroímã e suas propriedades magnéticas. Essas atividades irão oferecer oportunidades práticas para os alunos explorarem conceitos fundamentais de física e realizarem análises quantitativas dos resultados obtidos, comparando-as com as previsões teóricas. |
Abstract: | The purpose of this work is to propose and explore experimental activities in teaching Physics in High School, especially when used with low-cost materials. In a constantly evolving educational context, it is essential to address strategies that promote meaningful learning, arousing students' interest and providing a deeper understanding of physical concepts. By using accessible materials, we seek not only to save resources, but also to democratize access to scientific knowledge, encouraging the active participation of students in the learning process. This work proposes carrying out an educational contest or experimental activity as part of a case study to investigate its impacts on the learning process and the development of students' skills. By involving students in a more practical and interactive approach, we seek to explore how this methodology can stimulate curiosity, collaboration and critical thinking, contributing to a more enriching and motivating learning experience. 3 activity proposals will be presented for the gymkhana in the areas of mechanics, with the free fall experiment, oscillatory movements through the simple pendulum and electrodynamics with the electromagnet and its magnetic properties. These activities will provide practical opportunities for students to explore fundamental physics concepts and carry out quantitative analyzes of the results obtained and discussed among themselves, and compared with theoretical prediction. |
Palavras-chave: | Ensino de Física Experimentos de baixo custo Aprendizagem significativa Physics teaching Low-cost experiments Meaningful learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Física - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Rivaldo Alexandre dos. Proposta de experimentos de baixo custo para o ensino de física: uma abordagem criativa e acessível. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14816 |
Data do documento: | 5-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta de experimentos de baixo custo para o ensino de física_uma abordagem criativa e acessível.pdf | Proposta de experimentos de baixo custo para o ensino de física: uma abordagem criativa e acessível | 491.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.